O plantio da safra de soja em Mato Grosso chegou nesta semana a 3,5 milhões de hectares, o equivalente a 38% dos 9,2 milhões de hectares previstos para o estado no ciclo 2015/2016. De acordo com relatório do Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea), só nesta semana, houve um avanço de 18,46 pontos percentuais no trabalho de campo, bem mais acelerado que na semana passada.
A região do estado com maior porcentual de área semeada é a Oeste, com 50,74% do total. Depois aparece o Médio Norte, que concentra a maior área de produção de soja em Mato Grosso, com 46,29%. O trabalho de campo com menos avanço foi registrado no Nordeste mato-grossense, onde as plantadeiras passaram por 15,41% da área prevista para o ciclo 2015/2016.
O aumento no ritmo de plantio foi registrado pelo Imea em meio à preocupações manifestadas pela Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso (Aprosoja-MT). Em nota divulgada nesta semana, a entidade destacou que a meteorologia ainda prevê chuvas irregulares para as regiões produtoras do estado.
“Os insumos estão na fazenda, há a preocupação com as janelas de plantio da segunda safra, como milho e algodão. O plantio ideal de soja é até final de outubro, para colher até final de fevereiro e iniciar a segunda safra”, explicou, no comunicado, o diretor técnico da Aprosoja-MT, Nery Ribas.
Apesar do trabalho mais acelerado e o iminente final da janela, em comparação com a safra 2014/2015, o plantio está atrasado em 2,51 pontos percentuais. Na mesma época no ano passado, os sojicultores mato-grossenses haviam semeado 40,54% do total.