conecte-se conosco

Notícias

SUBLEITE é instalada para solucionar crise no setor leiteiro

Publicado

em

CAPADR - Subcomissão Produção de Leite no Brasil

A Subcomissão Permanente da Produção de Leite – SUBLEITE, pretende ser um fórum importante para se discutir e criar soluções viáveis para a crise no setor leiteiro, além de amenizar a grande insatisfação/frustração dos produtores rurais que vivem desta atividade.

Há tempos o setor leiteiro enfrenta uma severa crise por conta dos altos custos de produção, baixo preço pago ao produtor e retração de consumo. Além disso muitos produtores estão deixando a atividade e a produção nacional corre sério risco ficar comprometida.

Com a intenção de amenizar os efeitos e auxiliar na busca de soluções para a crise leiteira, a Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) instalou, nesta sexta-feira (28), a Subcomissão Permanente da Produção de Leite. O colegiado terá como objetivo discutir e propor sugestões para severa crise que vive o setor. Fatores como altos custos de produção, baixo preço pago pelo litro do produto e retração no consumo das famílias mais pobres por conta da pandemia são algumas das causas.

Deputado Federal Jerônimo Goergen/RS

Em entrevista ao portal AGRONEWS, o deputado federal Jerônimo Goergen (Progressistas-RS) avalia que os esforços devem ser efetivos para reverter rapidamente a crise instaurada no setor leiteiro. “É um trabalho muito intenso e terá que ser feito de maneira muito ágil pra que a gente possa ter resultados. O setor leiteiro vem enfrentando esta crise há mais de 5 anos e não podemos continuar, porque logo ali na frente isso vai significar perda de produção e obviamente deixaremos de atender os mercados possíveis, justamente por não termos cuidado com a política pública adequada para o setor produtivo do leite.”, explica o parlamentar.

Geraldo Borges – presidente da Abraleite

Geraldo Borges, presidente da Abraleite, comemora a conquista e relembra que no mesmo mês de criação da entidade, que ocorreu em agosto/2017, foi solicitado à Comissão de Agricultura da Câmara dos Deputados (CAPADR), a reinstalação da Sub Comissão do Leite (Subleite) e que na época teve seu pleito atendido por ocasião de audiência pública capitaneada pelo deputado Domingos Sávio, que presidiu essa Sub Comissão. “É muito importante a Subleite atuante com participação de deputados do Agro defensores de nossas causas, da Cadeia Leiteira, para melhor encaminhamento das pautas legislativas e com mais celeridade. O deputado Alceu Moreira é aguerrido e já foi secretário dessa Subleite e recentemente concluiu dois mandatos na presidência da Frente Parlamentar da Agropecuária-FPA, tendo bastante experiência na Casa. Foram eleitos junto ao deputado Alceu em sua chapa muitos deputados atuantes na CAPADR e na FPA. Esperamos que façam excelente trabalho e contarão com a participação da ABRALEITE apoiando e ajudando com pautas importantes na Sub Leite para o desenvolvimento do setor leiteiro.”, comemora Geraldo Borges.

Abaixo você pode conferir na íntegra a reunião de instalação e eleição da Subcomissão Produção de Leite no Brasil – CAPADR

Por Vicente Delgado – AGRONEWS

Publicidade
Clique para comentar

Comente sobre esta matéria

Tendências