A instrumentação produtiva de jovens rurais, ação conduzida com sucesso pela Área de Transferência de Tecnologias da Embrapa Meio-Norte nas escolas famílias agrícolas do Piauí e Maranhão, foi apresentada no Seminário para Desenvolvimento de Territórios Saudáveis e Sustentáveis do Semiárido
A apresentação foi feita pelo analista Marcos Jacob Almeida, na mesa-redonda Experiências de ações integradas em saúde e sustentabilidade socioambiental. Em pouco mais de 30 minutos, ele mostrou o mapa de oportunidades que os jovens do semiárido piauiense podem usar para enfrentar as desigualdades sociais e avançar na educação e profissionalização.
Almeida lembrou que o Piauí é um Estado rico em água no subsolo, além de ter um solo com nutrientes e sol o ano inteiro, o que facilita o cultivo principalmente de frutas. O analista destacou também a rede educacional e de profissionalização, com 28 escolas agrícolas em funcionamento, escolas agrotécnicas, um colégio agrícola, o Instituto Federal de Educação e as universidades Federal e Estadual.
O focou do evento foi a implementação de ações de saneamento ambiental, ancorado na aplicação do conceito de territórios Saudáveis e Sustentáveis no Semiárido Brasileiro. O seminário, realizado pela Fundação Oswaldo Cruz e a Fundação nacional de Saúde, foi aberto no dia seis e reuniu técnicos, pesquisadores, professores e estudantes. O chefe geral da Embrapa Meio-Norte, Luiz Fernando Leite, foi um dos convidados de honra na abertura do evento.
Fonte: Embrapa