NotíciasMato Grosso

SUPERAGRO 2021: Os Estados de Ouro do Agronegócio do Brasil

Em live, Governador de MT apresenta o potencial do estado no setor de agronegócios.

O Governador de Mato Grosso, Mauro Mendes, participou agora a pouco (08) de um painel com os estados de ouro do agronegócio do Brasil, com o tema a visão e os planos dos governadores, realizado no fórum SUPERAGRO BRASIL 2021. Além de Mauro Mendes, também participaram deste painel os governadores: Eduardo Leite – do Rio do Sul, Rui Costa – da Bahia e Carlos Roberto Massa Júnior (Ratinho Júnior) – do Paraná.

superagro 2021 - mauro mendes
SUPERAGRO 2021: Os Estados de Ouro do Agronegócio do Brasil

Mato Grosso

O Governador Mauro Mendes abriu a sua explanação relembrando que hoje o estado de Mato Grosso é o principal player de produção no agronegócio do Brasil. Isso se deve também, ao que ele chama de nova colonização por parte dos migrantes da Região Sul. “Nós temos sim muitos gaúchos, muitos paranaenses, um estado novo, um estado de uma nova colonização, um grande crescimento populacional nos últimos 40 anos. E feito obviamente com a migração de muitos brasileiros de diversas regiões do país que pra cá vieram e aqui nós estamos construindo – graças a Deus, uma política agrícola muito forte“, saúda Mauro Mendes.

Mendes avalia que apesar de todo este crescimento, o estado ainda possui muitas adversidades, “Estamos no coração da América Latina, o que parece ser bom pra um lado, por outro é um grande desafio, porque a logística sempre foi – e ainda continua sendo, o nosso maior obstáculo. Mas aquela história, dizem que dificuldades geram o desenvolvimento de novas habilidades. E aqui no nosso estado, o agronegócio que se desenvolveu com pesquisa, com tecnologia no Cerrado, com grandes áreas sendo cultivadas, com economia de escala, conseguiu essa performance espetacular pra vencer inclusive este custo adicional e grande da logística para ter que transportar em uma distância média de 2.000 Km, para sair do campo até os portos e ganhar a exportação brasileira“, explica o governador de Mato Grosso.

Uma das apostas do estado é justamente a infraestrutura de escoamento da safra, com o advento das ferrovias que estão nos planos do setor.

Paraná

Ratinho Júnior destacou em seu programa de governo a bandeira da industrialização dos alimentos. “É vender menos soja pra fora e começar a vender mais shoyu, mais bacon, mais porco, vender a nossa soja com pena – que é o frango. Nós somos o estado que mais produz proteína animal no país, somando carne suína, frango e peixes.“, avalia o governador do Paraná.

Rio Grande do Sul

No RS, o destaque ficou por conta das privatizações e parcerias. Segundo Leite, o estado do RS até pouco tempo tinha dificuldades no seu equilíbrio fiscal e com as privatizações esta conseguindo colocar a casa em ordem. “Estamos também com as privatizações, as concessões e as parcerias Público-Privadas, viabilizando investimento bilionários em infraestrutura no Rio Grande do Sul.“, esclarece Eduardo Leite.

Bahia

O governador Rui Costa aposta no que ele chama de “aliança produtiva“, que é a transferência do conhecimento obtido com avanços tecnológicos dos grandes player do agronegócio brasileiro, para a agricultura familiar. “Afinal de contas a Bahia é o estado com maior número de agricultores familiar do Brasil. Nós queremos que a partir de grandes empresas, possamos conseguir montar a cadeia produtiva para fornecimento para as indústrias.“, afirma Rui Costa. O governador da Bahia ainda menciona um novo marco regulatório para agilizar os licenciamentos ambientais na região.

Sobre o SUPERAGRO 2021

Nem mesmo a maior crise econômica desde 1929 foi capaz de parar o agronegócio brasileiro: um dos grandes braços da economia brasileira continuou abastecendo a mesa da população e exportando para mais de 170 países, resultando em uma alta de 6,75% no PIB do setor.

Para destrinchar os próximos passos desse setor tão promissor e ouvir as análises de grandes nomes do agronegócio brasileiro, a EXAME em parceria com Hiria realizam o fórum SUPERAGRO BRASIL 2021 — um evento 100% gratuito e on-line, com 9 painéis de debate e mais de 15 convidados especiais.

Assista abaixo o painel completo com os Estados de Ouro do Agronegócio do Brasil.

Por: Vicente Delgado – AGRONEWS BRASIL

Mostrar mais

Um Comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados