A Superintendência Federal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento no estado de São Paulo e o Ministério da Cidadania realizaram, nesta quinta-feira (8), a Reunião de órgãos públicos para fomento às compras institucionais de alimentos da agricultura familiar, que contou com 135 participantes e representantes de 21 prefeituras, além dos responsáveis por compras do Exército, da Aeronáutica, de institutos federais, do Sebrae, da Conab, da Embrapa, da Ocesp e de universidades públicas.
O evento foi realizado no prédio da superintendência do Mapa.
A superintendente Andrea de Moura destacou que “com a integração da pauta da agricultura familiar ao Mapa, a superintendência tem se dedicado a encontrar estratégias de divulgação e efetivação das políticas públicas destinadas ao setor”.
“Dessa forma, o objetivo principal do evento é fomentar, especialmente entre os órgãos da esfera federal, o Programa de Aquisição de Alimentos, na modalidade compra institucional. De acordo com Decreto 8.473/2015, devem destinar o percentual mínimo de 30% à aquisição de gêneros alimentícios de agricultores familiares e suas organizações”, acrescentou.
A programação do evento contou com as seguintes palestras: “Qualificação das aquisições de alimentos da agricultura familiar no estado de São Paulo”, ministrada por Viviane Albuquerque, do Ministério da Cidadania; “Portal Edital Paulista – Compras da Agricultura Familiar” do governo do estado de São Paulo, ministrada por Diógenes Kassaoka, da Codeagro – Coordenadoria de Desenvolvimento dos Agronegócios, da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do estado; e apresentação de Pedro Pezzuto Junior, secretário municipal de Agricultura e Abastecimento de São José do Rio Preto, acerca do Programa “Alimenta Rio Preto” – experiência exitosa que a prefeitura vem desenvolvendo nas compras institucionais de produtos da agricultura familiar.
O evento teve ainda uma exposição e degustação de produtos de dez cooperativas e associações de agricultores familiares de São Paulo, visando apresentar o potencial de produtos do setor, bem como aproximar compradores e fornecedores.
Mais informações à imprensa:
Coordenação-geral de Comunicação Social
[email protected]