O Japão detectou um novo surto de gripe aviária em uma granja no sudoeste da prefeitura de Fukuoka, além dos oito já registrados na prefeitura de Kagawa, a oeste de Tóquio, disse o governo nesta quarta-feira, 24.
A onda de gripe aviária que começou no início deste mês está provando ser a pior em cerca de quatro anos e a primeira propagação grave do vírus em dois anos.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
“O nono caso de gripe aviária altamente patogênica foi confirmado”, disse o principal porta-voz do governo japonês, Katsunobu Kato, em uma coletiva de imprensa.
“Uma equipe de investigação epidemiológica composta por funcionários do ministério da agricultura e especialistas em epidemiologia planeja conduzir uma investigação sobre a rota das infecções”, disse Kato.
Cerca de 93.500 frangos em uma granja na cidade de Munakata em Fukuoka serão abatidos, informou o jornal Asahi. Na prefeitura de Kagawa, mais de 1,3 milhão de frangos foram abatidos este mês.
O último surto de gripe aviária no Japão foi em janeiro de 2018, também na prefeitura de Kagawa, quando 91.000 frangos foram sacrificados.
O último grande surto ocorreu entre novembro de 2016 e março de 2017, quando um total de 1,67 milhão de frangos foram abatidos devido à cepa H5N6 da gripe aviária.
Fonte: Reuters
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz