Trator mais rápido do mundo deixa muitos carros esportivos no chinelo. Vídeo impressionante desta máquina acelerando na pista é algo que você não vê todo dia, mas nós colocamos no final desta matéria
Se você pensa que tratores são apenas lentos e trabalham para cultivar nossos campos, pense novamente, parceiro! O JCB Fastrac Two veio para provar que a velocidade e o campo podem ser bons amigos. Com uma marca que deixaria qualquer cowboy impressionado, esse trator entrou para o Guinness World Records atingindo incríveis 247,47 km por hora. Mas espere aí, não são só cavalos que podem ser rápidos por aqui.
O recorde do trator mais rápido do mundo
Era outubro de 2019 quando o Fastrac Two, fabricado pela britânica JCB, fez história. Esse trator não estava apenas arando o campo, estava rasgando o asfalto com uma velocidade média de 218,7 km por hora. E para deixar tudo registrado no livro dos recordes, ele ganhou oficialmente o Guinness World Records no final de 2020.
Muito rápido para a lavoura
Agora, amigo, não vá pensando que esse trator vai ser o próximo melhor amigo do fazendeiro. Na fazenda, o tempo anda mais devagar. Até mesmo a operação agrícola mais intensa não precisa de mais de 12 km/h. O Fastrac Two é rápido demais para os campos, então, ele encontrou seu verdadeiro chamado nas pistas.
Um piloto para comandar essa máquina
Quando você tem um trator mais rápido que um coelho com as patas pegando fogo, você precisa de um piloto à altura. A JCB trouxe ninguém menos que Guy Martin, um ex-piloto de carros de corrida, para assumir o volante dessa máquina selvagem. E ele fez jus à fama ao conduzir o Fastrac Two em uma corrida alucinante pelo aeródromo de Elvington, no Reino Unido.
Mais que um trator, uma máquina aerodinâmica
Mas como eles conseguiram fazer um trator se transformar em uma fera das pistas? Bem, eles deram uma bela tunada no Fastrac original e o transformaram no Fastrac Two. A nova versão é mais aerodinâmica que um pardal mergulhando em busca de comida, graças a um difusor que melhora a penetração do ar em 25%.
Os engenheiros também mexeram na estrutura desse brucutu. Peças de aço foram trocadas por materiais mais leves como alumínio e fibra de carbono. Isso não apenas tornou o trator mais rápido, mas também mais eficiente.
Um motor que ruge
Para dar toda essa potência ao Fastrac Two, a JCB equipou a fera com um motor Dieselmax de 7,2 litros e 6 cilindros, que ronca com incríveis 1.016 HP. E não parou por aí, eles instalaram um turbocompressor capaz de ser alimentado por um compressor elétrico. A exaustão também recebeu uma repaginada para um melhor fluxo de combustão. Isso sim é dar um trato no motor!
E o que faz essa máquina roncar? Embora o Fastrac Two funcione com óleo vegetal, nos testes de velocidade eles colocaram diesel de alto desempenho. E assim, ele atingiu sua velocidade máxima.
Uma pista histórica
A prova dessa máquina endiabrada ocorreu no Elvington Airfield, perto de York, Inglaterra. Esse lugar já viu muita história, tendo sido usado pela RAF durante a Segunda Guerra Mundial. E com uma pista de 1,92 milhas, é o lugar perfeito para quem quer testar os limites da velocidade com segurança.
E porque a segurança vem em primeiro lugar, instalaram uma gaiola de segurança certificada pela FIA no topo do trator. Além disso, um paraquedas de freio foi adicionado para ajudar a desacelerar esse bólido após atingir velocidades alucinantes. Os pneus também foram trocados por uns mais resistentes, que aguentam velocidades de até 260 km/h sem explodir. Isso porque os pneus originais mal chegavam a 80 km/h.
Agora sem mais delongas, confira abaixo o vídeo desta máquina acelerando na potência máxima. Aperte o play e nem pisque os olhos!
Orgulho Britânico
A JCB não só fez história, mas deixou a Grã-Bretanha ainda mais orgulhosa. O presidente da JCB, Lord Bamford, ficou radiante com a conquista da equipe. “Quando atingimos 103,6 mph com o Fastrac no verão, fiquei convencido de que poderíamos ir ainda mais rápido e a equipe JCB aceitou o desafio estabelecendo este novo recorde,” ele afirmou.
A JCB é uma velha conhecida dos recordes de velocidade em terra. Em 2006, seu veículo Dieselmax estabeleceu um recorde de velocidade terrestre a diesel atingindo 350,092 mph (563 km/h) nas Bonneville Salt Flats nos EUA, um recorde que permanece até hoje.
Então, meu amigo, na próxima vez que você ver um trator no campo, lembre-se do Fastrac Two e saiba que até mesmo no mundo agrícola, a velocidade pode ser a estrela do show. E quem sabe, talvez um dia teremos corridas de tratores dignas de um autódromo. Afinal, na vida rural, assim como nas pistas, a velocidade é o que faz o mundo girar.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®