O clima seco na última semana favoreceu o rápido avanço da colheita do trigo no Paraná, de acordo com levantamento do Cepea
Este cenário tem resultado em quedas de preços mais expressivas frente às demais regiões do Sul do País. Com isso, os valores negociados no Paraná estão se aproximando dos verificados no Rio Grande do Sul, que, vale lembrar, são historicamente inferiores aos do estado paranaense.
Esse movimento de aproximação dos preços, no entanto, pode se alterar no próximo mês, tendo em vista a entrada de lotes de outros estados no mercado sul-rio-grandense e também da Argentina. Quanto às negociações, por enquanto, moinhos consultados pelo Cepea se mostram divididos em negociar com países do Mercosul ou com agentes nacionais, mesmo sendo período de colheita no Brasil. Em relação aos derivados, os valores oscilaram na última semana.
As valorizações estão atreladas ao repasse do aumento no custo da matéria-prima, enquanto as ligeiras quedas se devem à retração de compradores, que aguardam momento mais favorável para negociar.
Fonte: Cepea