Usina Itaicy: O berço da agroindustrialização mato-grossense. Documentário inédito explora um passado glorioso e desafiador desta usina no meio do Pantanal
“A história de Itaici serve como lembrança de que o progresso é um processo contínuo, e as lições do passado moldam o futuro do agronegócio brasileiro.“, diz o secretário Prof. Allan Kardec.
No século XIX, o Brasil viu surgir os primórdios da industrialização no agronegócio, um marco histórico que definiu o rumo do país. Neste artigo, embarcaremos em uma jornada pelas águas do Pantanal mato-grossense, onde repousa um lugar repleto de histórias, lutas e episódios marcantes – a região onde um dia se ergueu a majestosa Usina de Itaicy. Hoje, essa usina, que testemunhou tempos gloriosos e desafiadores, luta para se manter de pé.
Road-show para jornalistas
Com a realização do Sindicato Rural de Cuiabá, organizado pelo Agronews e pela Texto Comunicação, o Road-Show para jornalistas e influenciadores do agro reuniu em julho deste ano, um grupo formado por 30 profissionais da comunicação especializados em agronegócios de várias regiões do Brasil.

O pool de imprensa visitou Mato Grosso para conhecer as principais atividades agropecuárias desenvolvidas no estado. No roteiro de uma semana de atividades em campo, os profissionais realizaram visitas a 55ª Expoagro, propriedades do Grupo Bom Futuro, centro de tecnologias da UPL, Bioativa Agricultura Regenerativa, FIEMT, SENAR, FAMATO, Governo de MT, Agro da Gente da Prefeitura de Cuiabá e encerrou com a visitação nas ruínas da usina de Itaicy. Quem nos acompanhou nesta visita fantástica foi o próprio Secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Prof. Dr. Allan Kardec.
Uma das produções que se destacaram, foi o documentário produzido pela jornalista Aline Leonhardt, do Programa Vale Agrícola do Rio Grande Sul. Durante as visitas Aline retrata em detalhes os momentos mais marcantes da usina de Itaicy, no pantanal mato-grossense, que foi umas das primeiras do estado no beneficiamento da cana-de-açúcar. O entorno chegou a ter uma cidade de 5 mil habitantes, com escola, hospital, igreja, farmácia e outras estruturas bem modernas à época. Aperte o play no vídeo abaixo e confira!
A localização estratégica
“A localização da Usina de Itaicy, às margens do rio Cuiabá, era estratégica, pois o rio era o principal meio de transporte na época.“, comenta o secretário de Ciência e Tecnologia de Mato Grosso, Prof. Dr. Allan Kardec.
Segundo Prof. Allan, que também é um historiador, a Usina de Itaici foi erguida às margens do rio Cuiabá, um local de grande relevância estratégica na época. O rio era o principal meio de transporte, ligando o Rio Cuiabá, o rio Paraguai e o rio da Prata. Esse cenário se mostrou ideal para um ambicioso projeto de industrialização baseado na produção agrícola, com foco na cana-de-açúcar.
Continue a leitura clicando em [Próxima Página]...