A campanha de vacinação contra a febre aftosa só atingiu 40% do rebanho de bovinos e bubalinos, de 0 a 24 meses, desde início do mês. A 10 dias do fim do prazo, o médico veterinário do Instituto de Defesa Agropecuário (INDEA), Bruno Raimundi, disse que o percentual está abaixo do esperado e ano passado já chegava a 70%. “Nós estamos acompanhando a campanha de vacinação e temos observado que até agora, poucos pecuaristas tem vacinado o rebanho, no total são 44 mil animais a serem vacinados. Estamos alertando para que não deixem para a ultima hora” afirmou.
Na região de Nova Mutum, o Indea é responsável pela fiscalização de 446 propriedades dentro da campanha, e após o termino do prazo, aquelas propriedades que ficarem pendentes serão notificadas pela equipe de fiscalização.
Raimundi ressaltou que após o dia 30, os pecuaristas terão até o dia 10 de junho para efetuar a comunicação. Caso isso não ocorra, o pecuarista será autuado e receberá uma multa no valor de 2,25 UPFs por animal não vacinado.
Fonte: Só Notícias