Veja 6 invenções que podem transformar a agricultura no futuro

Você está preparado para essas invenções tecnológicas? Para entender o poder disso, começamos nosso artigo dizendo que a imagem de capa e essa outra logo abaixo, foram criadas pelo Agronews usando Inteligência Artificial (AI), show não é mesmo?

Então vamos lá, o mundo da agricultura continua evoluindo e se transformando à medida que a humanidade descobre e desenvolve novas tecnologias. As inovações também ocorrem de acordo com os desafios e problemas que surgem, gerando a necessidade de novas soluções.

6 invenções que podem transformar a agricultura no futuro

A agricultura é importantíssima para a vida humana, pois se relaciona diretamente com as nossas necessidades de consumo. As tecnologias antigas, ausentes de inovação, podem estagnar a produtividade. Novas invenções podem, por outro lado, impulsionar a performance no setor.

Veja 6 invenções que podem transformar a agricultura no futuro
Agricultura autônoma – Imagem ilustrativa criada por AI (AGRONEWS®)

Algumas tecnologias podem melhorar a agricultura, tanto em termos de produtividade como sustentabilidade.

Por isso, listamos abaixo 06 invenções que podem transformar a agricultura no futuro, seus conceitos, sistemas e tecnologias, trazendo uma nova revolução verde. Acompanhe!

1 – Agricultura urbana e agricultura vertical

Agricultura vertical indoor

A agricultura urbana é um esforço para intensificar as atividades agrícolas em áreas urbanas, onde normalmente elas ocorrem em pouca quantidade. Na zona urbana, os principais setores são o da indústria e serviços, e o comércio tende a dominar a economia dessas áreas.

O desenvolvimento agrícola usando métodos hidropônicos e aquapônicos poderiam reduzir o desgaste em áreas rurais, onde as atividades agrícolas se concentram. Em alguns países, o movimento da agricultura urbana já começou a crescer. No futuro, essa atividade poderia se tornar uma solução para a autossustentabilidade alimentar.

A agricultura vertical também começou a se expandir. Em países desenvolvidos, ela está sendo promovida como forma de superar a falta de terras aráveis. Essa tecnologia está obtendo sucesso em aumentar a produção agrícola em diversos países europeus.

Para aprofundar mais sobre este tema e entender o poder deste mercado, leia a matéria: Mercado global de agricultura indoor deve chegar a US$ 75,3 bilhões até 2028

2 – Cultivo de carne in vitro

carne in vitro

Uma invenção agrotecnológica que pode revolucionar a indústria da carne, onde ela seria produzida in vitro. Assim, haveria o desenvolvimento e cultivo da carne usando células. Essas células cultivadas receberiam a nutrição adequada, para se desenvolverem e produzirem a quantidade necessária de carne para consumo.

A carne cultivada poderia reduzir o manejo de gado convencional. A carne também seria monitorada e cultivada de forma higiênica, e poderia reduzir também o processo do abatimento de animais.

Publicamos recentemente uma matéria aqui no Agronews a respeito da impressão de carne 3D. Você pode conferir neste link: Cientistas japoneses criam carne Wagyu usando bioimpressora 3D

3 – Agricultura desértica

Deserto em florestas

Uma tecnologia que pode superar certos obstáculos, sendo uma modificação que otimiza a função de uma área infértil para atividades agrícolas. Em alguns países desenvolvidos, a otimização de áreas arenosas para atividades agrícolas foi realizada de forma a adicionar valor à região.

Diversas áreas agrícolas marginais no mundo, como costas, podem ser otimizadas para prover resultados otimizados em atividades agrícolas.

Você pode ver isso funcionando na prática através deste link: Entenda como a China transformou DESERTOS em FLORESTAS VERDES

4 – Cultivo com água do mar

Veja 6 invenções que podem transformar a agricultura no futuro

Uma atividade agrícola que pode ser implementada com o uso e tratamento de água do mar para atividades agrícolas. Nesse processo, é necessária uma ferramenta capaz de processar água salgada em água doce.

À medida que a população humana cresce, as necessidades de água para plantas começam a se converter, e as fontes de água salgada se tornam uma alternativa em potencial. Com uma grande área do oceano, é possível usar a água salgada para as atividades agrícolas ao redor do mundo.

Com uma quantidade abundante de água salgada no planeta, certamente há um grande potencial nessa tecnologia a ser explorado no futuro.

5 – Inteligência artificial e a Internet das Coisas

internet das coisas

A inteligência artificial busca expandir o uso de máquinas programadas no auxílio de tarefas humanas. No setor agrícola, as máquinas são criadas de forma a tornarem as atividades agrícolas mais efetivas.

Na agricultura, a inteligência artificial pode mudar o papel dos humanos no futuro, reduzindo seu envolvimento, uma vez que as máquinas cumprirão com as atividades necessárias.

Na Internet das Coisas, pode se tornar mais fácil manejar dados e coletá-los, no setor agrícola. Em certos países, no futuro, a internet sem dúvidas vai desempenhar um papel importante, conectando diferentes ferramentas com sistemas de larga escala. Essa interconexão impulsionará a efetividade das atividades agrícolas.

Um bom exemplo da aplicação da tecnologia é a manipulação do clima. Dá uma olhada nesta matéria: Drones sobrevoam deserto para tentar gerar chuva

6 – Tecnologia Blockchain

Blockchain do ouro em MT

E para fecharmos nossa lista de invenções, não poderíamos deixar de mencionar o poder da Blockchain, que é uma tecnologia desenvolvida para manejar a base de dados de uma determinada atividade. A base de dados é armazenada em um sistema descentralizado. As partes envolvidas vão saber os detalhes das condições e transações que ocorrem.

Na agricultura, por exemplo, as condições e qualidade das plantas em detalhes serão informadas aos comerciantes e seus consumidores. Isso vai ajudar o gerenciamento da cadeia de fornecimentos e a monitoração de produtos agrícolas desde produtores, comerciantes, até consumidores e todas as partes interessadas envolvidas, que poderão entender as condições das mercadorias e sua qualidade.

Seguindo as tendências do mercado internacional, o setor de mineração artesanal, de pequeno e médio porte de ouro em Mato Grosso, procura investimentos em novas tecnologias, como a blockchain, para possibilitar a certificação e a rastreabilidade do minério. Segundo CEO da empresa, o “Certimine” que é uma certificação do blockchain, surgiu da necessidade de modernizar e inovar as negociações entre mineradores e compradores de todas as partes do mundo.

Para ampliar o entendimento sobre o uso desta tecnologia, leia estes artigos:

Enfim, como podemos perceber, as invenções tecnológicas aplicadas a agricultura serão uma mola propulsora para expandir ainda mais a nossa produtividade. Lembrando que não são coisas de um futuro distante, mas sim iniciativas que já estão em andamento e aperfeiçoamento. Vamos acompanhar os desdobramentos.

E por falar em inovações tecnológicas, como bônus, abaixo você pode conferir um vídeo sobre a EFuel a gasolina sem petróleo feito a partir de água e ar. Aperte o Play!

https://www.youtube.com/watch?v=43ESxHnRLaA

* Com informações da Socientifica

AGRONEWS® é informação para quem produz

]]>

1 Comentário

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *