Notícias

Vídeo: “Leão-baio” aparece em propriedade rural na Serra Catarinense

Puma Concolor ou como é conhecido na região serrana “Leão-baio”, aparece assusta produtores rurais e sobe em árvore depois de ser acuado por cachorros.

Uma visita bem inusitada pegou de surpresa o engenheiro agrônomo e produtor Juliano Bertoni que mora em Painel, na Serra Catarinense. Era por volta das 15h30 desta segunda-feira (21), quando ele avistou um Puma Concolor, o animal é conhecido na região serrana como “Leão-baio”. Apesar de ser da região, vê-lo não é comum. Ele foi encontrado em cima de uma árvore no interior de Painel, na localidade de Boa Vista. Acuado pelos cães ele subiu nas árvores.

Não esperava encontrar com ele ali, eu estava recorrendo o gado e os cachorros entraram em um mato e encontraram com ele e ele correu. Correu mais ou menos uns 50 metros e os cachorros ficaram acuando. Quando eu cheguei perto da árvore ele estava lá em cima, foi onde eu pude fazer as filmagens e bater umas fotos“, relata o produtor.

Segundo o produtor, quando voltou da lida do gado o Leão-baio não estava mais no local. O produtor conta que já tinha visto pegadas do animal, mas pela primeira vez teve esse encontro com ele.

O professor Aury Nunes de Moraes, que trabalha na Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), em Lages, é responsável pelo setor de animais silvestres do Hospital Veterinário da Universidade. Ele conta que na região do Painel, o Leão-baio já foi visto outras vezes, mas não é muito fácil encontrá-lo, principalmente subido em uma árvore.

O que não é comum é ele estar nessa altura. Olhando as imagens dá para ver uma razão muito simples. O proprietário está com cães e esses animais eles ficam acuados com cães. Dai a razão para esse animal estar nessa altura. Mas, no momento que o proprietário e os cães se afastem ele vau voltar para o chão“, explica o professor.

O Leão Baio tem uma capacidade muita grande de deslocamento, principalmente à noite, podendo percorrer até 40 quilômetros em uma noite. Além de Leão-baio, o Puma Concolor também é conhecido como Suçuarana, o animal é um predador típico da região Sul do Brasil, mas cada vez mais raro, segundo Instituto de Chico mendes de Conservação a Biodiversidade (ICMBio).

Assista abaixo o vídeo gravado pelo produtor.

AGRONEWS *com informações NSC Total

Mostrar mais

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados

Verifique também
Fechar