CuriosidadesNotícias

Você sabia que o Sol não é responsável pelo aquecimento global?!

climatempo-05-de-agosto-sol

Não, o Sol não é responsável pelo aquecimento global

Imagem NASA

O gráfico acima compara as mudanças globais de temperatura da superfície (linha vermelha) e a energia do Sol recebida pela Terra (linha amarela) em watts (unidades de energia) por metro quadrado desde 1880.

O Sol pode influenciar o clima da Terra, mas não é responsável pela tendência de aquecimento que vimos nas últimas décadas. O Sol é um doador da vida; ajuda a manter o planeta quente o suficiente para sobrevivermos. Sabemos que mudanças sutis na órbita da Terra ao redor do Sol são responsáveis pelas idas e vindas das eras glaciais. Mas o aquecimento que vimos nas últimas décadas é rápido demais para ser associado a mudanças na órbita da Terra e grande demais para ser causado pela atividade solar.

Siga-nos no facebook e instagram

Uma demonstração que nos diz que o Sol não está causando o aquecimento global vem da observação da quantidade de energia do Sol que atinge o topo da atmosfera. Desde 1978, os cientistas monitoram isso usando sensores em satélites e o que eles nos dizem é que não houve tendência de aumento na quantidade de energia do Sol que chega à Terra.

Uma segunda demonstração é que, se o Sol fosse responsável pelo aquecimento global, esperaríamos ver aquecimento em todas as camadas da atmosfera, desde a superfície até a atmosfera superior (estratosfera). Mas o que realmente vemos é o aquecimento na superfície e o resfriamento na estratosfera. Isso é consistente com o aquecimento causado por um acúmulo de gases que retêm o calor perto da superfície da Terra, e não pelo sol ficando “mais quente”.

AGRONEWS BRASIL – INFORMAÇÃO PARA QUEM PRODUZ

Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/vaca-brasileira-entra-para-o-guinness-book-por-produzir-mais-leite-em-um-unico-dia/

Fonte: Socientifica

Artigos relacionados
Mercado FinanceiroNotícias

Exportações do agronegócio alcançam recorde em abril, com US$ 14,86 bilhões

Mercado FinanceiroNotícias

FCO oferta R$ 546,8 milhões em crédito para empresários e produtores rurais de MT

Direito AmbientalEspecialistasNotícias

Carbono Neutro em MT: Estado é pioneiro em Programa de Combate ao Efeito Estufa

GeralNotícias

CNMA 2022 traz de forma inédita a nomeação de cinco embaixadoras que representarão as regiões do Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.