Graças ao agro, preços dos alimentos representam apenas 40% do valor praticado na década de 70

Coordenador do CEPEA aponta redução impressionante de preços dos alimentos nas últimas 5 décadas “O preço dos alimentos hoje está em torno de 40% em termos reais, do que era lá atrás“, afirma o especialista.

Por: Agronews

Redução histórica nos preços dos alimentos

O Coord. do CEPEA, Prof. Geraldo Barros apresenta a realidade do setor agro e os impactos diretos para a sociedade. “Se você comparar os preços dos alimentos em 1970-75 com os preços hoje, em termos reais, é uma relação de 100 para 40.“, exemplifica o Prof. Barros.

Falta de reconhecimento

Sem o devido reconhecimento, na avaliação do especialista, o agronegócio tem conduzindo com maestria um processo de inovação, eficiência produtiva e expansão da economia brasileira.

Além dos números: Impacto social e econômico

O impacto do agronegócio vai muito além da redução de preços. Há uma dimensão social crucial nesse processo, principalmente quando consideramos os desafios relacionados à pobreza e ao acesso à alimentação no Brasil.

Saiba mais

Falta de acesso a alimentação

“O problema que nós temos aqui é que existe o grau de pobreza no Brasil, e é tão alto que muitos dos pobres não têm acesso adequado à alimentação“, alerta Barros. Diante de um problema tão complexo quanto a pobreza, segundo o especialista, a solução requer um esforço conjunto e multifacetado.

O Agronegócio faz sua parte

“O agronegócio está fazendo seu papel ao produzir em grandes quantidades e a preços historicamente cada vez menor. Você não pode fazer o mesmo, falar o mesmo dos outros setores da economia“, afirma o professor.

Preços competitivos

“Por que o Brasil é um grande exportador de produtos do agronegócio? Porque nós somos um dos que vendem mais baratos os produtos do agronegócio“, ressalta Barros.

Investimentos em Educação

Uma das soluções de longo prazo identificadas por Barros é o investimento em educação. Melhorar o nível educacional do país não é uma tarefa que se completa da noite para o dia; é um investimento de décadas, que requer paciência, dedicação e recursos.

Entrevista completa

A entrevista com o Prof. Geraldo Barros não apenas ilumina os sucessos do agronegócio brasileiro nas últimas cinco décadas, mas também destaca os desafios persistentes que o país enfrenta.

Saiba mais