Também conhecida como Sucuri, esta cobra gigante sul-americana fascina os amantes de animais exóticos mas ao mesmo tempo em que é fascinante é o maior pesadelo de quem tem medo de serpentes. Muita gente já ouviu falar da Anaconda, mas o que se sabe sobre essa famosa e tão temida cobra?
1 – Ela é aquática
Ela gosta de ficar na água, onde consegue se mover melhor e mais rápido que na terra (solo)., Vive principalmente em zonas pantanosas da América do Sul, especialmente dentro dos rios. Seus olhos e nariz se localizam na parte superior da cabeça, facilitando sua visão acima da água sem mostrar seu corpo longíneo, o que facilita dar o bote na presa.
2 – Ela é menor do que se pensa
Na imaginação popular, o seu tamanho é na maioria das vezes exagerado… Surgiram relatos de exemplares gigantescas, com mais de 10 metros de comprimento! Mas nenhum desses relatos foi comprovado… A maior espécie já registrada possuía um pouco mais de 6 metros de comprimento, Algumas reivindicações descrevem que existam exemplares que variam de 8 a 12 metros, embora estas reivindicações permaneçam não verificadas até o presente momento.
3 – Não possuí limite de tamanho
Por outro lado, alguns relatos poderão ser verdadeiros, pois elas continuam a crescer durante toda a sua existência. O seu tamanho depende principalmente das condições de seu habitat, como a quantidade de comida disponível. Em zonas férteis da floresta amazônica, poderão existir anacondas muito maiores, que nunca foram registradas, pois é uma região de difícil acesso para fazer os registros necessários.
4 – Não é venenosa
No mundo das cobras, existem 02 (dois) métodos principais para matar a presa: envenenamento ou estrangulamento. A sucuri pega os animais que se aproximam dela e enrola seu corpo todos em volta da presa. Depois, ela aperta, até o animal morrer de asfixia ou esmagamento. Sua mordida não é mortal (mas o que acontece a seguir é…)
5 – Não gosta de comer humanos…
Apesar de ser uma ideia interessante para alguns filmes de terror, ela não possuí o hábito de comer pessoas. Seu alimento preferido são animais que vivem na floresta, prefere os pequenos animais, como os peixes e as aves. Ela come animais maiores tambem quando necessário, chegando a ingerir uma capivara inteira!
6 – Ela é carnívora!
As fêmeas são dominantes, ficando maiores que os machos. Na época da reprodução, depois de ter terminado a copulação, algumas fêmeas comem o macho. Mas, por que as fêmeas matam e comem os machos depois do acasalamento? A explicação é bem simples: Durante o período de gestação (que dura entre 6 e 7 meses), as fêmeas não se alimentam, pois precisam deixar espaço em seus corpos para o desenvolvimento dos seus filhotes, já que elas não botam ovos. Então, após o acasalamento, a fêmea pode se alimentar de um dos machos como uma última fonte de energia antes deste longo jejum.
7 – Anaconda inspirou vários filmes
Essa famosa cobra protagonizou não apenas um ou dois filmes, mas sim cinco, isso mesmo foram cinco filmes de terror!!! A série de filmes Anaconda exagera no tamanho da cobra e tornando-a mais mortífera que a realidade (a sucuri não caça assim!), os filmes foram feitos com efeitos especiais., pois essa espécie de cobra não possuí tamanha habilidade de caça…
8 – Existe uma cobra mais comprida
A sucuri é a maior cobra do mundo mas não é a mais comprida. A espécie de cobra que detém esse recorde é a píton-reticulada, residente no Sudeste Asiático, podendo chegar a mais de 7 metros de comprimento. Mas a píton-reticulada é mais magra que a sucuri. Em termos de tamanho total (comprimento e espessura), a Anaconda é definitivamente a maior cobra do mundo.
Você sabia que as Sucuris possuem um sistema de acasalamento chamado ‘poliândrico’, onde uma única fêmea copula com vários machos (às vezes mais de 12!) que se revezam no processo, que inttrigante as curiosidades dessa famosa cobra não? E você amigo leitor, conhece sobre espécies de animais exóticos? Conte-nos abaixo nos comentários.
Por Daniele Balieiro/AGRONEWS®
AGRONEWS® é informação para quem produz