Lista reúne curiosidades inusitadas e divertidas sobre o universo dos videogames
O mundo dos games é cheio de mistérios interessantes e curiosidades engraçadas. Ao jogar um clássico como GoldenEye 007 do Nintendo 64, você não imagina que ele foi desenvolvido por um time inexperiente. Ou quando vê Devil May Cry, do PlayStation 2 (PS2), dificilmente pensa que ele se originou de um projeto que começou como um protótipo do que seria Resident Evil 4. Poucas pessoas sabem, mas já aconteceu até mesmo uma epidemia no World of Warcraft (WoW).
Sete formas de jogar games antigos
- Devil May Cry, um “Resident Evil que deu errado”
Atualmente uma franquia consolidada com seis jogos, sendo o mais recente o Devil May Cry 5 lançado para Xbox One, PlayStation 4 (PS4) e PC (Steam), Devil May Cry seria, inicialmente, uma parte de Resident Evil. O jogo comandado por Hideki Kamiya traria novos ares para a franquia de survival horror com um novo gameplay de ação “legal” e estilizado.
O protagonista da história seria Tony, um homem invencível com habilidades e intelecto superiores aos de seres humanos comuns, graças à biotecnologia implantada em seu corpo. O jogo teria um visual gótico e um sistema de câmera dinâmico para dar mais destaque ao protagonista.
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Mas logo Shinji Mikami, criador de Resident Evil, percebeu o quanto aquilo destoava do estilo survival horror e convenceu os desenvolvedores a usarem a ideia para um novo projeto. Então, Kamiya reescreveu a história trocando a ameaça dos zumbis criados pela Umbrella Corporation por demônios. O protagonista também foi retrabalhado e teve seu nome trocado de Tony para Dante. Nascia então Devil May Cry.
- Tetris foi o primeiro jogo a ir para o espaço
Em 1993, um jogo saiu da órbita terrestre pela primeira vez. Esse jogo foi o Tetris do Nintendo Game Boy, que estava bastante popular na época e foi levado pelo cosmonauta russo Aleksandr A. Serebrov a bordo de uma Soyuz TM-17 para a Estação Espacial MIR. A viagem durou 196 dias e 17 horas e o game orbitou a Terra mais de três mil vezes. Em 2011, o cartucho viajante foi vendido em um leilão por US$ 1.220.
- Hyundai Comboy, o NES da Coreia do Sul
Devido aos conflitos da Segunda Guerra Mundial, a Coréia do Sul estava proibindo a importação de tudo que fosse relacionado ao Japão, inclusive produtos de empresas japonesas como a Nintendo e a SEGA. A proibição se manteve até 2004.
Portanto, a Hyundai Electronics, que era a responsável pela distribuição dos produtos da Nintendo na Coreia do Sul na época, criou uma brecha e lançou o console no país com o nome Hyundai Comboy. Ele era bem semelhante ao modelo lançado na América, mas não foi bem nas vendas. Ainda assim, o Hyundai Comboy teve dois sucessores, o Super Comboy e o Comboy 64, versões sul-coreanas do Super Nintendo e Nintendo 64, respectivamente.
- Lara Croft quase se chamou Laura Cruz
Lara Croft, a arqueóloga mais famosa dos videogames, quase teve um nome bem diferente. Quando os primeiros conceitos de Tomb Raider foram elaborados, o plano do animador da Core Design responsável pelo título era desenvolver uma história interativa em que um personagem masculino, nos moldes de Indiana Jones, iria até as pirâmides do Egito para procurar tesouros. No entanto, para se diferenciar do personagem dos cinemas, a equipe decidiu transformar o personagem masculino em uma mulher sul-americana chamada Laura Cruz.
Posteriormente, o nome latino foi considerado muito difícil de pronunciar entre os falantes do idioma inglês. Então, Laura virou Lara e, após consultar um catálogo telefônico, eles encontraram o sobrenome Croft, que substituiu o Cruz.
- Barack Obama fez campanha em vários jogos
Durante a eleição presidencial de 2008, o então candidato Barack Obama decidiu usar os jogos como veículo de sua campanha. Ele comprou espaços de propaganda em 18 títulos para exibir o seu slogan “Vote for Change”. Os anúncios foram exibidos em 10 estados americanos em jogos mais focados no público adulto como Burnout Paradise, Skate, Madden e NASCAR.
6 .World of Warcraft passou por uma pandemia virtual
No dia 13 de setembro de 2005, o Patch 1.7.0 de World of Warcraft foi lançado trazendo uma nova área de raid chamada Zul’Gurub. Nela, os jogadores enfrentavam o boss Hakkar the Soulflayer que tinha como habilidade um debuff chamado Corrupted Blood. Ele drenava a vida dos personagens e se espalhava para todos que estavam perto. A intenção era que o efeito acabasse ao fim da raid, mas devido a um erro de programação, o debuff saiu da raid e logo começou a se espalhar.
O jogadores de level mais baixo começaram a morrer e os de nível alto precisavam se curar constantemente. A “doença” também afetou NPCs, aumentando ainda mais a velocidade de contágio. Hubs de quest e áreas comuns ficaram desertos e os jogadores começaram a ter que fazer quarentena, evitando lugares de alta circulação. A Blizzard precisou fazer um hard reset e aplicar um patch ao jogo para eliminar a praga.
O evento foi tão marcante que chamou a atenção de médicos e cientistas que o usaram o caso da Corrupted Blood como estudo no combate de doenças do mundo real.
- 007 GoldenEye foi desenvolvido por um time inexperiente
007 GoldenEye, do Nintendo 64, é um dos jogos mais queridos da plataforma da Nintendo. Ele foi um título de grande importância para o gênero FPS, mostrando que eles podiam fazer bonito também nos consoles, além de adotar um estilo mais realista do que o de outros jogos da época. O time de desenvolvimento do game era bem pequeno, com apenas nove integrantes. Dos nove, oito nunca tinham trabalhado em um jogo anteriormente.
8 . Master Chief é um DJ de rádio
Os fãs da franquia Halo certamente reconhecem a voz do protagonista Master Chief quando ouvem. Quem ficou eternizado como a voz de John-117 em todos os games da franquia foi Steve Downes, um DJ de rádio e dublador desde o fim da década de 1970. Downes foi descoberto pelo compositor Martin O’Donnell após dublar o personagem Gunnar no jogo Septerra Core: Legacy of the Creator de 1999. Quando o compositor começou a trabalhar em Halo, ele chamou Steve para dublar o personagem.
- Os blocos no Mushroom Kingdom são pessoas
Pensar que Mario pode estar matando pessoas ao pular nos blocos pode ser uma ideia assustadora. Porém, ela pode ser verdadeira. No manual do jogo Super Mario Bros., de Super Nintendo, é informado que os malignos Koopas transformaram os habitantes do Mushroom Kingdom em blocos, pedras e plantas.
Fonte: Techtudo
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