Essa semana a chefe Manoela Lebrón preparou um prato perfeito para o dia dos pais: Tempurá de Tambaqui.
Prepare e depois nos conte o que ele achou! O sucesso no domingo é garantido!
Coma mais peixe
Segundo o presidente da Peixe BR, Francisco Medeiros, o consumo médio do brasileiro em relação aos peixes de cultivo ainda é muito baixo, girando em torno de 3,4 kg por habitante ao ano. Nessa categoria se destacam a Tilápia e o Tambaqui. Agora, somando todos os pescados e também os importados, o montante salta para aproximadamente 9 kg/hab/ano.
Alguns fatores explicam essa quantia reduzida dos peixes na dieta dos brasileiros, como explica Medeiros: “A primeira razão que nos leva a isso é a própria matriz proteica no Brasil. Inicialmente focada em bovinos e suínos, após um tempo surgiu o frango, que acabou ultrapassando as anteriores”, e acrescenta: “Ainda não entramos na matriz do peixe”.
E a explicação para isso é simples: “O peixe como negócio é recente. Uma cadeia que passou a se estruturar nos últimos cinco anos”, pontua. Então, o mercado antigamente era reduzido e, de certa forma, amador, sendo composto por pequenos produtores e alguns poucos de porte médio distribuídos pelo País.
Para reverter este quadro e estimular a cadeia da aquicultura, a Peixe BR lançou a campanha “Coma mais peixe“, que além de elevar o consumo nacional, a campanha busca reforçar a qualidade da Piscicultura Brasileira e fortalecer a atividade. E a inciativa já conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro.
Participe você também nas redes sociais!
Instagram: @comamaispeixe_br / Facebook: comamaispeixebr
Por: Vicente Delgado – AGRONEWS BRASIL