O representante do Brasil no Sistema de Informações de Mercado Agrícola (Amis), Marcelo Fernandes Guimarães, foi eleito esta semana presidente da entidade, para mandato de um ano, a partir de maio.
Guimarães é assessor do Departamento de Estudos e Prospecção da Secretaria de Política Agrícola, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (SPA/Mapa). Ao lado de Guilherme Costa, que preside do Codex Alimentarius, é mais um brasileiro a liderar fóruns internacionais ligadas ao agronegócio.
Marcelo Guimarães afirma que o Brasil já vinha sendo cotado para presidência do Amis há muito tempo, em razão da posição de destaque na produção e no comércio internacional dos principais produtos agrícolas. “Essa eleição confirma nossa relevância nesses mercados e confere ainda maior credibilidade e prestígio ao Brasil junto às vinte maiores economias do mundo”, salienta.
O Amis é iniciativa do G20 (Grupo dos 20 países mais ricos), que busca aumentar a transparência dos mercados agrícolas internacionais e promover maior coordenação de políticas agrícolas, especialmente em momentos de crises.
A organização, composta pelos países membros do G20 e outros sete convidados, entre eles o Brasil, tem sua secretaria-executiva sediada na Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), em Roma, e utiliza-se basicamente de plataformas digitais e da participação de especialistas dos ministérios da agricultura dos países membros.
O Amis conta ainda com a colaboração institucional de especialistas de dez organizações internacionais, tais como Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico ou Econômico (OCDE), FAO, Banco Mundial, Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento (UNCTAD), Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA), entre outros.
Fonte: SNA