Um sonho torna-se realidade: os jornalistas que participaram do Road Show 2017, projeto de visitas a empresas do agronegócio idealizada pela Texto Comunicação Corporativa, criaram, oficialmente, na sexta-feira (17.03), a Associação Brasileira de Jornalistas, Radialistas e Veículos de Comunicação do Agronegócio, a AGROCOM, entidade representativa dos profissionais e empresários que atuam no setor.
O jornalista paraense Lima Rodrigues, do programa Conexão Rural, da RBATV, Band, canal 30, de Parauapebas (PA), foi aclamado presidente da AGROCOM para o biênio 2017/2018. O empresário Vicente Delgado, do site AGRONEWS e da Delgado Comunicação e Marketing, de Cuiabá (MT), foi aclamado vice-presidente da entidade.
A experiente jornalista Beth Melo, das revistas A Lavoura e Animal Business, da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), assumiu a Secretaria Geral da AGROCOM e o jornalista Altair Albuquerque, diretor da Texto Comunicação Corporativa, ambos de São Paulo, será o diretor de Comunicação Social da entidade.
Ficou decidido que os demais cargos da primeira diretoria da AGROCOM serão preenchidos após consultas a outros profissionais da comunicação do agronegócio.
“Há muito tempo sonhava em participar de uma entidade representativa da classe dos jornalistas do agronegócio”, disse o jornalista Lima Rodrigues. “Vi no Road Show o momento ideal para ser criada a AGROCOM”, o que foi de imediato apoiado pelo empresário Vicente Delgado.
Lima e Delgado vão preparar suas propostas de trabalho e apresentar aos demais jornalistas, radialistas e donos de veículos de comunicação do agronegócio. “Lutaremos pelo fortalecimento da AGROCOM, visando a maior integração entre os profissionais de comunicação que atuam no dia a dia do agronegócio em todo o país, além de lutar pela melhor distribuição de verbas publicitárias oficiais aos órgãos de comunicação ou programas independentes que trabalham diariamente ou semanalmente levando informação ao homem do campo nos mais distantes rincões do país”, destacou o presidente da entidade, Lima Rodrigues, que tem 57 anos, e formou-se em 1984 em Comunicação Social (Jornalismo) pelo CEUB de Brasília.
“Precisamos dar mais visibilidade a classe, muito se tem feito por parte dos profissionais, mas ainda há pouco reconhecimento. As ideias do Lima encaixam-se perfeitamente às minhas ideias e tenho certeza que essa parceria, representando os estados do Pará e do Mato Grosso, no comando da AGROCOM, renderá muitos bons frutos para os jornalistas, radialistas e empresários de veículos de comunicação do agronegócio”, ressaltou Vicente Delgado, vice-presidente da entidade.
A iniciativa de criação da AGROCOM foi unânime entre os participantes do Road Show 2017, que há muito tempo sonhavam por este momento, “já que outras iniciativas neste sentido começaram, mas não foram adiante”, como afirmou o experiente jornalista João Antônio de Oliveira, proprietário do site e do jornal Cerrado Rural, de Palmas, capital do Tocantins.
Altair Albuquerque também se uniu à iniciativa de Lima Rodrigues e de Vicente Delgado e colocou-se à disposição para colaborar pelo fortalecimento da AGROCOM, “uma entidade dos jornalistas do agronegócio que, aliás, já nasce bastante fortalecida com o apoio de colegas de norte a sul do Brasil”, disse ele.