A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, em parceria com o Instituto Fraunhofer IVV na Alemanha, está desenvolvendo um projeto para obter melhor aproveitamento da macaúba. A pesquisadora do Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), Roseli Ferrari, participou de reunião técnica juntamente com os parceiros da indústria alemã que fazem parte do consórcio.
O projeto AcroWards, aprovado pelo Governo Alemão ao fim de 2016, conta com a parceria de institutos daAgência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta) como o Instituto Agronômico (IAC), ITAL e o Instituto de Economia Agrícola (IEA) e tem como objetivo principal o estudo e aproveitamento das principais frações obtidas da palmeira Macaúba no Brasil, a qual tem se destacado ao longo dos anos pela sua produção de óleo, perdendo em quantidade por área apenas para o Dendê.
Neste projeto o ITAL ficará responsável pelas etapas de processamento seletivo dos frutos da planta, extração do óleo, análise, refino e aplicação para fins técnicos e energéticos. Parte das atividades será realizada no ITAL e as demais juntamente com os pesquisadores na Alemanha.
O IAC, através de suas competências no mapeamento e cultivo da planta, está em processo de domesticação da planta. Diante das perspectivas do desenvolvimento futuro de uma cultivar que apresente a produtividade, o país já possui diversos plantios em escala industrial que iniciarão a produção em cerca de três anos.
“Esse projeto comprova que nossas ações caminham no sentido de gerar e transferir ciência e tecnologia para atendermos as demandas do setor. É uma alegria grande ver nossos institutos trabalhando em prol do desenvolvimento da agricultura do futuro, que é uma orientação do governador Geraldo Alckmin, de forma responsável técnica-científica, com qualificação e parceiros especializados”, declara Arnaldo Jardim, Secretário de Agricultura de São Paulo.
Estavam representadas empresas dos setores de tinta, polímeros e lubrificantes. A reunião ocorreu na cidade de Freising, na Alemanha, onde se localiza a sede do Instituto Fraunhofer IVV.
Sobre o ITAL
O Instituto de Tecnologia de Alimentos (ITAL), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, tem como um dos objetivos promover a segurança dos alimentos para o consumidor final, por meio de tecnologia, ciência e qualidade de alimentos e embalagens.
Fundado em 1963, possui sete centros especializados em produtos cárneos, cereais, chocolates, balas, confeitos, produtos de panificação, laticínios, frutas, hortaliças, engenharia de processos industriais, tecnologia de pós-colheita e embalagens.
Conta com laboratórios de análises químicas, físicas, sensoriais e microbiológicas; e setores especializados em embalagens de materiais metálicos, vidro, plástico, celulósicos e de transporte e distribuição. É certificado na norma NBR ISO 9001 e possui ensaios acreditados na norma ISO/IEC 17025 pela CGCRE/INMETRO. O ITAL oferece serviços de pesquisa e desenvolvimento, consultoria, capacitação e análise. Mais informações no website: http://www.ital.sp.gov.br