Veterinários da entidade auditaram abates do Programa Carne Angus no JBS de Campo Grande
Representantes da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), entidade gestora dos protocolos de rastreabilidade de adesão voluntária, visitaram na terça-feira, 9 de maio, a unidade JBS de Campo Grande, MS.
O médico veterinário Paulo Vicente Costa e a zootecnista Danielle Schneider analisaram os controles e a metodologia que a Associação Brasileira de Angus utiliza para certificação da carne Angus e constaram que todos os passos estão sendo executados conforme o descrito, garantindo o padrão de qualidade da carne Angus. “É uma satisfação muito grande ver que todos os controles que estão no memorial descritivo e no protocolo Angus são levados à risca e com controle de qualidade em todos os processos”, afirmou Costa.
Ele destacou que a constatação foi desde a verificação do padrão racial no curral de observação, passando pela cronologia dentária dos animais, pelas características de sexo e acabamento de gordura. Segundo Costa, são estas questões que vão conferir o padrão de qualidade diferenciado dos produtos Angus e da certificação da raça. “Está sendo uma satisfação também poder sair do escritório e ver que o que está acontecendo é realmente o que está descrito no protocolo”, disse, ressaltando a confiança na parceria com a associação.
Enquanto acompanhava o trabalho da equipe na unidade, Costa salientou que a CNA pretende realizar visitas a campo neste ano, ou seja, na indústria, para todos os protocolos de raça para verificar o que está escrito e o que está realmente sendo feito. A ideia é averiguar se as garantias estão realmente sendo dadas na planta frigorífica no dia a dia.
O gerente do Programa Carne Angus Certificada, Fábio Medeiros, destacou a importância da presença dos profissionais na unidade. “A realização destas auditorias por parte da CNA, entidade responsável pela gestão dos protocolos, valoriza e nos permite mostrar a eficiência, os controles e a seriedade do protocolo, de como desenvolvemos a certificação da carne Angus para garantir a identidade dos produtos a todos os elos da cadeia produtiva”, salientou.
O Angus foi a primeira raça a aderir aos protocolos implementados pela CNA.
Fonte: Angus