Objetivo da certificação é atestar a adoção de boas práticas pelas empresas do setor
O secretário-executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Eumar Novacki, afirmou durante a entrega do Prêmio Carne Forte, em São Paulo (SP), que a pasta estuda a criação de uma espécie de selo anticorrupção para o agronegócio.
A proposta é um dos pontos da sugestão feita pelo ministro Blairo Maggi, na última semana, para que o setor produtivo crie programas de compliance.
Objetivo do Mapa é criar um selo para empresas atenderem padrões de qualidade.
Segundo Novacki, a ideia é que o Mapa crie um Selo Agro+ de integridade, que irá certificar as empresas que atenderem padrões de qualidade, baseados nos eixos de sustentabilidade, conformidade legal e responsabilidade social.
De acordo com o secretário-executivo, o objetivo é que este selo seja auditado por instituições que não sejam públicas, nem privadas. “Pode ser o Instituto Ethos, por exemplo.” Novacki destacou que por meio desta certificação, o ministério poderá atestar a adoção de boas práticas pelas empresas do agronegócio.
No tocante às exportações de carnes, o secretário-executivo disse que o Brasil terá que “correr atrás para recuperar a imagem”. “Após a ida do ministro Maggi ao exterior para visitar países importadores, eu também irei viajar em novas missões de esclarecimento aos mercados.”
Fonte: Uagro