Em novas projeções atualizadas anualmente, o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) estima que ao final do período abrangendo os anos de 2017 a 2025 as exportações brasileiras de carne de frango corresponderão a, praticamente, 45% do total exportado pelos cinco líderes do setor
Como o USDA estima que em 2017 o Brasil exportará 4,188 milhões de toneladas de carne de frango (em suas análises, o órgão desconsidera as exportações de pés/patas de frango), a participação prevista implica em uma expansão de 28,77% no volume exportado – média de 3,21% ao ano.
É uma evolução significativa, mas inferior à prevista para a Tailândia, cujas exportações atuais sinalizam incremento de quase 5% ao ano, desempenho que corresponderá a um aumento de mais de 43% entre 2017 e 2025. Ainda assim, as exportações tailandesas de carne de frango corresponderão a pouco mais de 15% das exportações brasileiras.
Pelas projeções do USDA apenas dois dos cinco líderes chegarão a 2025 com uma participação menor que a atual: os EUA e a União Europeia (UE). A UE, neste caso, tende praticamente à estabilização (incremento de apenas 0,10% ao ano), o que significa que ao final do período analisado poderá ter uma perda de participação superior a 15%.
Fonte: Avisite