A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Frigoríficos realiza amanhã (16), às 15h (horário de Brasília), em Nova Xavantina, a segunda reunião especial nas cidades-polo das regiões mais afetadas com o fechamento das unidades frigoríficas em Mato Grosso. A reunião abrange também os municípios de Vila Rica, Canarana, Barra do Garças e Nova Xavantina. A CPI ouvirá testemunhas para formação do acervo probatório da comissão.
Segundo o presidente da CPI, primeiro-secretário Ondanir Bortolini (PSD), Nininho, é importante ouvir a população dos municípios que foram prejudicados e saber quais foram os impactos com o fechamento daos frigoríficos. “Temos que saber como o município contribuiu para a instalação desta planta frigorífica que foi fechada. Os impactos em empregos diretos e indiretos, o que representou na receita do município, além de ouvir também os pecuaristas que sofreram com este processo”, afirmou Nininho. O parlamentar acredita que essas informações contribuirão muito com as investigações.
Foram convocados os prefeitos: João Batista Vaz da Silva (Nova Xavantina), Luciano Marcos Alencar (Vila Rica), Evaldo Osvaldo Diehl (Canarana) e Roberto Ângelo Farias (Barra do Garças), além do vice-prefeito de Barra do Garças, Irineu Pirani.
Foram convocados, também, os representantes das empresas frigoríficas: Arantes Alimentos Ltda – Danilo de Amo Arantes, Marfrig – Ricardo Bueno Taufi Maluf, JBS S.A. – Marcelo Zanatta e Margen S.A. – Mauro Suaiden e produtores rurais.
Na região, foram fechadas cinco plantas frigoríficas, resultando em quase duas mil demissões diretas.
CPI
A Comissão tem com objeto investigar e apurar possível formação de cartel dos frigoríficos de Mato Grosso, bem como o atendimento das obrigações impostas nos Termos de Compromisso firmados pelas empresas com o Poder Público para a concessão de financiamentos e incentivos fiscais.