PL 03/2022: Deputado Allan Kardec defende abertura de frigoríficos na região do Pantanal

O deputado Allan Kardec, vice-presidente da Comissão de Meio Ambiente e defensor do povo pantaneiro, acredita que a confusão gerada e a insatisfação do produtor pantaneiro foi devido a proposta ter sido apresentada sem os devidos estudos do bioma e também das atividades existentes. Parlamentar defende a abertura de unidades para realização do abate de bovinos produzidos na região do Pantanal.

Hoje aqui o debate foi amplo, a representante da Famato fez uma explicação bastante técnica, inclusive criticando o projeto. Porque você coloca alguns empreendimentos e deixa outros descobertos de proteção da legislação, como por exemplo quem já tem sua pousada, que já está estabelecido lá com seu comércio, com seu posto de gasolina e a gente que conhece o Pantanal sabe que tem postos de gasolina que são até em cima de balsas. Então estas atividades ficaram fora de tudo isso, mas já estão lá.“, avalia o parlamentar.

Allan, reiterou a sua atitude em pedir vistas ao projeto para que se possa fazer um amplo debate para encontrar a verdadeira vocação do Pantanal. “Nós já sabemos que é turismo, ecoturismo, turismo de pesca e a pecuária. Hoje nós precisamos avançar junto com o pantaneiro, pra ver como nós podemos melhorar a qualidade de vida da população que vive lá, melhorando o processo do manejo do gado, que está lá há 300 anos.“.

Ainda sobre a pecuária na região do Pantanal, o deputado aproveitou para esclarecer sobre a possibilidade de projetos de incentivo da cadeia produtiva com a implantação de frigoríficos locais. “Esse é um projeto que eu defendo, pequenos frigoríficos em pontos localizados onde o produtor pantaneiro tenha facilidade com a logística para abater o seu gado. O Pantanal trabalha com cria e recria, quase nenhum pantaneiro trabalha com engorda ou abate, os abates são feitos nas grandes cidades. E aí o imposto é colocado nestas grandes cidades, o que as cidades pantaneiras recebem é uma pequena porcentagem do transporte deste animal referente ao GTA. Mas é o município que abate, é que gera emprego e que gera receita.“, conclui Allan Kardec.

Outros representantes do parlamento e convidados técnicos se pronunciaram também. Clique aqui e veja a cobertura completa da Sessão Extraordinária da Comissão de Meio Ambiente que aconteceu nesta terça-feira(1º) na ALMT.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.