Com aplicativo, entidade espera ampliar grandemente a base de informações para elaboração do Indicador Esalq/BM&FBovespa.
Caro pecuarista, hoje a nossa conversa é com você! Há mais de 20 anos, elaboramos e divulgamos o Indicador do boi gordo Esalq/ BM&FBovespa para São Paulo. Nesse período, passamos a acompanhar os preços em outras 24 regiões de 11 Estados. Somos uma das poucas instituições que, além de coletar informações com a indústria frigorífica, também conversamos diariamente com pecuaristas, leiloeiros e escritórios de compra e venda.
Todas as informações são mantidas em sigilo e compõem a amostra para o cálculo de nossas médias. Quando recebemos críticas em relação a nossos referenciais de preço, a primeira pergunta que fazemos é: “Pecuarista, você informou ao Cepea os dados de preços e a quantidade de animais negociados?”
Em 90% das vezes, a resposta que ouvimos é: “Não, não informei, mas vocês deveriam pegar essa informação com o frigorífico”. Sim, nós conversamos com a indústria de abates, mas também queremos falar com você, pecuarista. Como já disse um colega, o consultor e também colunista de DBO Rogério Goulart, “informar ao Cepea é um gesto de compartilhamento, uma pequena informação para um bem maior, que é a construção dos preços de sua região”.
Colaborador precioso
Aqui no centro de pesquisas, o pecuarista é chamado de “colaborador”. Ou seja: nos ajuda passando informações sobre seus negócios e, em troca, sem nenhum custo, recebe informações valiosas do mercado. “O que o Cepea pode fazer por você?” Por ser vinculado à mais importante universidade do Brasil, a de São Paulo (USP), e também a uma das cinco melhores em agronomia do mundo (ranking da editora norte-americana U.S. News and World Report), a Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), temos uma vasta rede de informações que podem ser úteis na tomada de decisão. Mas aí vem o ponto mais interessante: colaborar com o Cepea é bom apenas para nós e para você? Não! Nossas informações, ao subsidiarem suas decisões, contribuem para uma pecuária cada vez melhor.
Até o início de junho, fazíamos o levantamento por telefone e e-mail. Agora, temos também o aplicativo “Cepea Boi”. Por ele, em menos de um minuto, você, pecuarista, consegue nos passar informações de seus negócios realizados (de boi gordo, de vaca, novilha, bezerro e boi magro), de forma totalmente sigilosa. Além disso, a nova ferramenta permite que o criador acesse informações de preços de toda a cadeia pecuária (bois, aves e suínos) e análises de mercado. Os indicadores de preços divulgados pelo Cepea são utilizados pela BM&FBovespa para liquidação de contratos futuros negociados em seus pregões. Você pode dizer que não opera na Bolsa e, ainda assim, argumentamos: a BM&FBovespa é muito importante para o setor e o Indicador Esalq/ BM&FBovespa também é a base para as negociações de contratos a termo entre pecuaristas e frigoríficos.
Nas palavras do consultor goiano Rodrigo Albuquerque, “se você pretende fazer pelo menos uma ação positiva para a cadeia da carne bovina nesta semana, escolha instalar o aplicativo Cepea Boi, amigo pecuarista”.
Fonte: DBO