A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizará no dia 20 de agosto, a partir das 7h30, o segundo Simpósio de Tecnologias de Produção Agrícola (II STPA). Este ano o tema central será os “desafios na proteção de plantas”. Durante o evento, pesquisadores, professores, engenheiros agrônomos, técnicos agrícolas, extensionistas, agricultores, estudantes de Agronomia e demais profissionais da área agrícola discutirão o manejo de pragas, doenças e plantas daninhas, assim como o uso correto das tecnologias disponíveis.
Entre os palestrantes convidados, estão José Fernando Jurca Grigolli (Fundação MS), o engenheiro agrônomo Walter José Souza Buzatti, Walber Luiz Gavassoni, da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD) e Jaime Maia dos Santos, da Universidade Estadual Paulista (Unesp Jaboticabal).
De acordo com o presidente da comissão organizadora do evento, Anísio da Silva Nunes, o surgimento de novas pragas e doenças, a dificuldade de manejo de algumas plantas daninhas e a redução na eficiência de algumas tecnologias têm desafiado os agricultores e contribuído para a estagnação dos índices de produtividade de algumas culturas agrícolas. “Neste sentido, a transferência de tecnologias e a capacitação de agricultores e técnicos envolvidos para utilizá-las da melhor maneira possível são fundamentais para o aumento da lucratividade da atividade agrícola e para alavancar ainda mais a economia local”.
O evento, que será realizado no auditório da Unemat de Tangará da Serra, conta com o patrocínio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Mato Grosso (Fapemat), da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Estado de Mato Grosso (Aprosoja) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR-MT).