Conheça o processo necessário para gerar essa energia limpa
Você já ouviu de falar de bioeletricidade? Ela é um recurso renovável, de menor impacto ambiental, com risco e prazo de execução menor, maior facilidade em estimar a energia a ser gerada, além de diversificar, mais ainda, a matriz energética nacional. Quer saber como ela é produzida?
O procedimento é divido em uma série de etapas, começando pelo acúmulo da palha gerada após a colheita mecanizada, e sua exposição para secagem por um período aproximado de dez dias. Quando o material estiver com cerca de 10% de umidade, é feito o aleiramento, que reúne a palha em linhas (leiras).
Em média, há cerca de 150 quilos de palha seca para cada tonelada de cana colhida, o que totaliza, aproximadamente, 15 toneladas de palha por hectare ao ano, dos quais são retirados do campo de 50% a 60%, de acordo com as condições de clima e solo no local.
Após o acúmulo da palha em leiras, uma enfardadora passa recolhendo o material e fazendo os fardos. Chamados de gigantes, cada um tem cerca de 2,40 metros de comprimento e 450 quilos. Por último, a carreta recolhedora de fardos recolhe o material e o leva para o ponto de carregamento, de onde seguem para a usina.
O Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa Brasil
O evento anual tem como objetivo incentivar ações inovadoras do mercado para que a geração de energia por biomassa aumente cada vez mais sua participação na matriz energética nacional. E o sistema de Biomassa da New Holland recebeu o 3º Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa Brasil, na categoria empresas de destaque.
Energia verde começa em casa
O governo investe em novas tecnologias sustentáveis, como a bioeletricidade, mas você também pode ajudar. Para reduzir custos e ainda preservar o meio ambiente, separamos 10 dicas para você economizar na conta de luz.
- Os banhos quentes são maravilhosos, mas se forem demorados gastam muita energia;
- Evite usar por muito tempo aparelhos que consomem muita eletricidade, como o ferro elétrico ou o secador de cabelo;
- Não abra a geladeira muitas vezes e não deixe o eletrodoméstico aberto por muito tempo;
- Sempre que sair de um cômodo ou de casa verifique se todas as luzes estão apagadas;
- Não deixe o ar-condicionado ligado por longos períodos;
Quando for pintar a casa escolha cores claras, elas refletem e dissipam a luz; - Na cozinha não coloque o fogão próximo da geladeira, um atrapalha o funcionamento do outro e gasta mais energia;
- Para subir um ou dois andares largue o elevador e vá de escadas, assim a sua saúde e o meio ambiente são beneficiados;
- Nos dias de verão deixe a secadora de lado e coloque as roupas para secar no sol;
- Antes de trabalhar ou quando for viajar, tire os eletrodomésticos da tomada.