<![CDATA[
Alunos de escola bilíngue em Cuiabá produzem paródia da série “Stranger Things“, e o resultado é surpreendente, confira! (Vídeo no final desta matéria)
Os jovens produziram um filme semelhante ao da série consagrada da Netflix e conseguem abordar de forma criativa assuntos relacionados aos eventos climáticos, culturais e paranormais da nossa querida capital.
Stranger Teens
Um filme cover produzido por alunos do Colégio Isaac Newton (CIN), de Cuiabá (MT), faz uma paródia da consagrada série adolescente da Netflix “Stranger Things“, permitiu a eles a prática do ensino bilíngue na instituição e muita criatividade. A versão cuiabana foi “Stranger Teens” (Adolescentes Estranhos).
Toda a história foi baseada em tema atual e da realidade local: o calor e as mudanças climáticas. O curta-metragem foi todo gravado no ambiente escolar e interpretado totalmente em inglês pelos alunos.
O argumento e sinopse do curta trata do perfil dos personagens assimétricos da série original, no ambiente escolar: a estudiosa CDF, a aluna religiosa, o brincalhão, o roqueiro, a patricinha, a líder de torcida, a hacker e outros perfis inerente à fase. Um deles, que é o antagonista do filme, acaba derretendo e indo parar no submundo da escola, onde começa a preparar poções de calor, como forma de vingança.
A saga da turma é justamente conseguir reverter essa situação e trazê-lo de volta.
O roteiro foi elaborado pela coordenadora do Departamento Bilíngue do colégio, e também professora de inglês, Rafaela Gurgel. Os figurinos e cenário foram desenvolvidos pelos alunos atores do 8º Ano do Ensino Fundamental – ITA, que cursam a disciplina através do sistema Positivo English for Life, uma metodologia adotada pela escola.
Aprendizagem, conhecimento e dedicação dos alunos para atuar, produzir e finalizar um filme com espírito de trabalho coletivo, como deve ser o caminho da educação. Dessa forma a professora Rafa resume um pouco do projeto e trabalho.
“Esse projeto possibilita aos alunos mostrarem seus talentos e habilidades e praticarem a língua inglesa de forma lúdica e irreverente!“, atesta a professora.
A direção do filme foi do empresário e diretor de cinema, Vicente Delgado. A trilha sonora, as cenas e efeitos especiais do curta, não deixam nada a desejar em termos de produção.
O diretor do CIN, professor Leopoldo Bertholdo Júnior, diz que a superprodução ficou além das expectativas e demonstra o grau de conhecimento, aprendizagem e trabalho conjunto dos alunos e a teacher Rafa.
“Este trabalho com a produção do filme, desenvolvido pela coordenadora do PES, professora Rafa, além dele reforçar o ensino bilíngue, ele traz a interação social entre os alunos. Por isso, todos os envolvidos no projeto da família CIN estão de parabéns“, afirma.
Atrativos para estudar
Teacher Rafa menciona ainda o incentivo aos estudantes pelo gosto de estudar. “Projetos assim fazem o aluno querer ir à escola e deixam memórias dos anos escolares para o resto da vida, além de que o filme vem para desmistificar a dificuldade da comunicação em uma segunda língua, provando que isso é possível!“, esclarece.
Ela afirma que o desafio de gravar em inglês é recompensado pela atuação dos alunos que sempre surpreende a todos. “A parceria com o marketing do CIN fez desse filme algo grandioso e de alta qualidade. Por mais projetos assim! O aluno quer ser ouvido, aparecer e mostrar seu talento! A escola tem que ser o melhor lugar do mundo depois da nossa casa“, comemora.
Performance de cinema
O empresário e diretor de cinema Vicente Delgado relaciona não só o conteúdo de ensino e aprendizagem, como também elementos sobre a criatividade, a inserção de ditos populares cuiabanos, a ambientação e a conexão com a série original. Ele reforça a produção do filme como apresentação do potencial que o ensino bilíngue do Colégio Isaac Newton possui para demonstrar aos alunos, pais e à sociedade esse aspecto do valor da educação além da sala de aula.
“O resultado demonstra não só a qualidade da obra, mas a desenvoltura dos jovens que interpretaram de forma totalmente natural, como se fossem artistas profissionais. Além disso, falando fluentemente o inglês.“, avalia Delgado. “Pela minha experiência em produções, posso afirmar que não é fácil ter uma performance como a deles, mesmo se fosse gravado em português“, parabeniza.
O filme ainda conta com um encerramento ao padrão hollywoodiano, com erros de gravação e cenas pós-créditos. Vale a pena conferir, o filme completo você assiste logo abaixo. Aperte o Play!
Stranger Teens – Episódio 1
A professora Rafaela informou ainda que esse é o sexto filme da carreira, e o primeiro feito pelos alunos do Colégio Isaac Newton (CIN). E ela já tem planos para as próximas produções.
Por Jonas da Silva
AGRONEWS® é informação para quem produz
]]>