46º graus em Cuiabá? Baixa umidade e temperaturas altas atingem a capital

46º graus em Cuiabá? Isso mesmo, a capital de Mato Grosso foi atingida por onda de calor e baixa umidade, elevando e muito a temperatura nesta tarde. Leia a matéria e entenda

Devido à onda de calor que atinge grande parte do País nesta semana, mais de 50 cidades, além de Cuiabá, registraram as maiores temperaturas do ano até o momento.

As altas temperaturas são provocadas a partir da formação de uma massa de ar seco associada à falta de chuva, cenário comum nesta época do ano na área central do Brasil. Além disso, segundo especialistas, conforme os dias sem chuva se prolongam, a massa de ar seco se intensifica. A chegada da primavera, na segunda quinzena de setembro, também contribui para as temperaturas elevadas.

Confira abaixo as cidades brasileiras que registraram as maiores temperaturas do ano até agora.

46º graus em Cuiabá? Baixa umidade e temperaturas altas atingem a capital

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já emitiu um aviso amarelo de onda de calor e dois (vermelho e laranja) de baixa umidade. A previsão não descarta temperaturas ainda maiores nos próximos dias.

46º graus em Cuiabá

Em Cuiabá os termômetros do INMET marcam os 40º graus, mas a sensação térmica é maior. A baixa umidade e as queimadas na região deixam o céu acinzentado e o clima bem abafado.

Embora não seja uma medida oficial, os termômetros dos veículos chegaram a marcar 46º graus, na tarde desta terça-feira(13), como podemos ver na imagem abaixo. (Quente demais Xômano!)

46º graus em Cuiabá? Baixa umidade e temperaturas altas atingem a capital
Registro feito hoje(13), às 12h10 na capital Cuiabá.

Animais sofrem com baixa umidade e procuram áreas com sombras para fugir do calor excessivo.

46º graus em Cuiabá? Baixa umidade e temperaturas altas atingem a capital
Sociedade Hípica de Cuiabá- Parque de Exposições Jonas Pinheiro

Brigadistas da Defesa Civil de Cuiabá atenderam mais de 180 ocorrências de agosto a setembro

Um dos incêndios de grandes proporções foi registrado no final do mês de agosto, às margens da MT-351.

A Defesa Civil de Cuiabá, ligada à Secretaria Municipal de Ordem Pública, está trabalhando no combate às queimadas de grandes proporções no município. Após um mês do lançamento da campanha ‘Cuiabá Sem Queimadas’, a equipe de brigadistas já atendeu aproximadamente 180 ocorrências.

Um dos incêndios de grandes proporções foi registrado no final do mês de agosto, às margens da MT-351, conhecida como Estrada do Manso, na região do Coxipó do Ouro. A ação de combate às chamas, que durou cerca de cinco dias, foi realizada em conjunto com as equipes do Corpo de Bombeiros, Exército Brasileiro e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

O diretor da Defesa Civil, José Pedro Zanetti, reforça à população sobre a proibição de queimadas em áreas urbanas e rurais do município. O uso do fogo em terreno urbano é crime ambiental em qualquer época do ano, previsto na Lei federal nº 9.605, que estipula como sanções multa e/ou reclusão de 1 a 4 anos. A Lei complementar nº 004/1992 também proíbe as queimadas de vegetação nos terrenos baldios. Na zona rural, o período proibitivo deste ano vai até 30 de outubro, conforme o decreto publicado pelo Governo de Mato Grosso.

Estamos trabalhando atendendo a cidade todos os dias, em parceria com o Corpo de Bombeiros. Mas, contamos também com o apoio da população, porque a questão das queimadas é um problema sério que ocorre todo ano, e que é considerado crime ambiental. Então, orientamos a população para que não faça o uso do fogo para queimar lixo e as folhas que caem das árvores, evitem o fogo de qualquer maneira”, destaca Zanetti.

A Defesa Civil reforça ainda os canais de atendimento pelo telefone (65) 3623-9633 e WhatsApp (65) 99310-8810 para o recebimento de denúncias sobre casos de queimadas urbanas e outras situações de riscos. As denúncias também podem ser realizadas pelo Disque-Denúncia da Secretaria de Ordem Pública pelo telefone (65) 3616-9614, com atendimento de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h, ou ainda pelo 193 do Corpo de Bombeiros Militar.

46º graus em Cuiabá? Baixa umidade e temperaturas altas atingem a capital

Como vimos os 46º graus em Cuiabá registrados no termômetro do automóvel, representam bem o momento crítico que a cidade passa. E não há previsão de chuvas para os próximos dias. Vamos ficar atentos.

Por Vicente Delgado, com informações do INMET e Prefeitura de Cuiabá.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.