Neste artigo você vai conhecer algumas curiosidades sobre este alimento que está presente na maioria das mesas. O pão é um dos alimentos mais consumidos no café da manhã.
1. Seu surgimento
Relatos apontam que a “invenção” do pão ocorreu cerca de 12 mil anos atrás, na Mesopotâmia, região hoje conhecida como Iraque. Foi na mesma época em que o trigo começou a ser cultivado por lá. Os primeiros pães não se pareciam com os de hoje. Eles eram sem forma, achatados, duros e secos, necessitando de imersão em água quente por várias vezes antes de seu consumo.
2. Primeira padaria da história
Segundo historiadores, a primeira padaria do mundo foi criada no Egito, na cidade de Gizé, aproximadamente em 3.000 anos A.C. Nesta mesma região podemos encontrar os monumentos da Esfinge e da Grande Pirâmide.
Siga-nos no facebook e instagram
3. O primeiro pão assado no forno
O primeiro registro de pão assado no forno de barro, também foi no Egito, cerca de 7.000 anos A.C e foi lá, neste mesmo país, que o fermento começou a ser utilizado na produção dos pães, que vieram a ficar mais parecidos com os que conhecemos hoje.
4. Difusão do pão
Em 250 anos A.C o pão chegou à Europa e começou a ser preparado nas padarias. Mas, com a crise provocada pela queda do império romano, todas os estabelecimentos deste setor existentes na época fecharam, obrigando os consumidores a prepararem em casa.
Depois disso, no século XVII a França começou a aprimorar a receita original dos pães e a dar origem a variados tipos também, passando a ser destaque mundial neste ramo.
5. A chegada do pão no Brasil
Sabe-se que foram os portugueses que o trouxeram para o Brasil na época da colonização, mas o pãozinho só começou a ser popular por aqui a partir do século XIX, com a ajuda de muitos italianos.
As primeiras padarias no nosso país foram abertas em Minas Gerais, depois em São Paulo e no Rio de Janeiro. No início, o pão era bem escuro e diferente do que conhecemos hoje, mesmo já com a presença do fermento.
6. O país que mais consome pão
O país que mais consome pão no mundo é a Rússia, com a incrível marca de 120 quilos por pessoa, por ano! Dá uma média de 10 kg por mês ou ainda, aproximadamente 340 gramas de pão por dia. Como um pãozinho pesa, em média, 60 gramas, esse valor equivale a aproximadamente 5 pães por dia.
7. Pão Francês
Apesar do nome, o nosso pão é bem diferente do Francês. A história conta que ele surgiu quando autoridades brasileiras iam para a França e ficavam encantadas pelo pão produzido lá. Então, quando voltavam, descreviam em detalhes o sabor do pão para os padeiros daqui, que tentavam constantemente reproduzir a receita.
Ele é ótimo para fazer sanduíches, cachorro quente e, é claro, o pão na chapa. É encontrado em todas as padarias e supermercados. Mas, fique atento na hora de pedir, pois ele tem vários nomes como: pão d’água, pão branco, pão de sal, pão careca e filão.
AGRONEWS BRASIL – Informação para quem produz
Leia também: https://agronewsbrasil.com.br/conheca-a-raca-de-cachorros-considerada-antialergica/
Por Victor Delgado – AGRONEWS BRASIL com informações do Sindicato da Indústria