No total, exportações do agro somaram 219,88 milhões de dólares, com destaque para carnes bovina e de frango, açúcar e complexo soja
O agronegócio foi responsável por 59,28% das exportações totais de Goiás no mês de janeiro, o que representa um total de 219,88 milhões de dólares. O grande destaque ficou por conta do complexo carnes, especialmente a carne bovina, cujo montante exportado representou 73,18 milhões de dólares, e a carne de frango, que chegou a 25,69 milhões de dólares. Os dados foram divulgados pelo Comex Stat do Ministério da Economia.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Também foram destaque, no mês de janeiro, as exportações do complexo sucroalcooleiro, especialmente de açúcar (31,40 milhões de dólares), e do complexo soja (28,70 milhões de dólares). Aparecem, ainda, com valores expressivos as exportações de milho (19,33 milhões de dólares), couro (13,94 milhões de dólares) e algodão (11,09 milhões de dólares).
Conforme avalia o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, os investimentos de Goiás no setor agropecuário têm contribuído no retorno das exportações ao Estado, ao mesmo tempo em que gera emprego e renda.
Cuiabá-MT planeja alavancar setor produtivo rural, piscicultura será um dos pilares
“Vemos como toda a sociedade se beneficia com esse ciclo. Se por um lado temos uma forte exportação de carnes, por exemplo, na outra ponta, temos frigoríficos contratando pessoas, fazendo a economia girar nos municípios, temos produtores comercializando seu rebanho”, explica. “Esse movimento é benéfico para todos e nosso governador Ronaldo Caiado tem nos orientado nesse sentido, de aumentar oportunidades, no campo e na cidade”, enfatiza o titular da Seapa.
Balança
Considerando a balança, em janeiro, Goiás exportou 370,92 milhões de dólares e importou 462 milhões de dólares. No País, as exportações totais chegaram a 14,80 bilhões de dólares e as importações alcançaram 15,93 bilhões de dólares.
Por Comunicação Setorial da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) de Goiás
Crédito da foto: Olívia Carvalho
AGRONEWS – Informação para quem produz