Último trecho da BR-163/364/MT – Rodovia Cuiabá-Rondonópolis que restava ser finalizado foi entregue nesta sexta-feira (20) pelo ministro Tarcísio Gomes de Freitas.
O Governo Federal, através do Ministério da Infraestrutura, deu um passo fundamental nesta sexta-feira (20) de olho no objetivo de tornar o Brasil cada vez mais competitivo “da porteira para fora” quanto à exportação da safra de grãos produzida no Centro-Oeste. A conclusão das obras de duplicação BR-163/364/MT, que possui 168 quilômetros de extensão entre Cuiabá e Rondonópolis, no Mato Grosso, com a entrega do último segmento que restava ser finalizado junto ao perímetro urbano da capital aumenta a competitividade do agronegócio matogrossense.
“Esse é um dos mais importantes empreendimentos de infraestrutura de transportes do país”, assegurou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas. “Agora, os caminhoneiros podem ir de Cuiabá até Rondonópolis, que é outro grande polo do agronegócio do Mato Grosso, em uma rodovia com pistas totalmente duplicadas. Isso significa menor tempo de viagem, redução de custos e, consequentemente, maior competitividade do produto nacional lá fora“, disse.
Somente no primeiro semestre de 2021, mais de 30 mil veículos trafegaram diariamente no trecho da BR-163/364/MT, entre Cuiabá e Rondonópolis. No último segmento entregue, além da construção de quatro viadutos, também foram implantadas e revitalizadas as pistas marginais da rodovia, possibilitando a separação entre o trânsito pesado de caminhões e o fluxo local dos veículos que acessam os bairros residenciais da região. Isso traz mais segurança ao trânsito e reduz o tempo de viagem dos usuários.
Redução de acidentes
A duplicação completa também contribui com a melhora no fluxo de caminhões rumo aos portos do Sul do país, de onde as cargas são embarcadas para o mercado internacional. O setor produtivo estima que quase 10 milhões de toneladas por ano de soja e milho passam pela rodovia. O Governo Federal trabalha agora na construção do contorno do município de Jaciara, já em fase de elaboração do projeto.
Nos últimos sete anos, a partir da conclusão dos primeiros trechos de duplicação da rodovia, o número de acidentes despencou 64%, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, passando de mais de 800 para cerca de 300 no último ano. Uma redução significativa, principalmente, com relação às batidas frontais.
Melhorias
Em 2020, o Governo Federal já havia entregue dois contornos rodoviários, um em Juscimeira e outro em São Pedro da Cipa, além de um novo posto da Polícia Rodoviária Federal no km 388, na saída de Cuiabá em direção a Rondonópolis.
A ampliação da BR-163 no sul do Mato Grosso se soma ainda à recente concessão realizada pelo Governo Federal, através do MInfra, do trecho norte da rodovia, a partir de Sinop até o distrito de Miritiuba, no Pará, que teve o consórcio Via Brasil como vencedor e realizará investimentos d e R$ 2 bilhões ao longo de um contrato de 10 anos.
Por: Assessoria Especial de Comunicação do Ministério da Infraestrutura, com informações da Coordenação-Geral de Comunicação Social – DNIT
AGRONEWS – Informação para quem produz