Em suas primeiras estimativas sobre a produção global de carne de frango de 2022 o Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) projeta volume cerca de 1,81% superior ao do corrente exercício, ano em que a produção deve permanecer relativamente estável em comparação a 2020, já que o incremento previsto é de apenas 0,02% (24 mil/t a mais).
Para o USDA, somente no próximo ano é que a produção mundial de carne de frango deverá ultrapassar os 100 milhões de toneladas anuais. Porém, em suas projeções, o órgão da Agricultura norte-americana continua a desconsiderar a produção de pés/patas de frango. O mais provável, portanto, é que essa marca já tenha sido ultrapassada há algum tempo.
Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube
Entre os 10 países arrolados pelo USDA (não, necessariamente, os 10 maiores produtores mundiais) somente a metade deles tende a registrar expansão acima da média prevista. Entre eles o Brasil (+2,58%), a Tailândia (+3,05%) e a Turquia (+2,76%).
Com o índice de expansão apontado, o Brasil supera ligeiramente os 14,7 milhões de toneladas, respondendo por quase 15% da produção mundial de carne de frango.
Notar, ainda, que o volume produzido pelos cinco primeiros países/blocos listados pelo USDA – EUA, Brasil, China, União Europeia e Rússia – corresponde a, praticamente, dois terços da produção mundial. Ou seja: os pouco mais de 20 milhões de toneladas provenientes dos demais produtores estão nas mãos de cerca de duas centenas de países.
Fonte: Avisite
AGRONEWS® – Informação para quem produz