EspecialistasNotícias

AgroCAD®, tecnologia auxilia na otimização de linhas de plantio de grãos gerando economia na semeadura

Agrocad®, inteligência espacial a serviço homem e do campo

Por Vicente Delgado – AGRONEWS®

Existem muitas formas de plantar na mesma área, mas uma delas, pode ser a mais econômica e racional. Nesta matéria você vai saber como é possível, com uso de tecnologia, simular diferentes cenários de plantio, buscando reduzir o consumo de combustível e insumos, além de reduzir o tempo gasto com manobras e reabastecimentos, acelerando a execução das tarefas no campo.

Antes de mais nada, é importante saber que a sigla CAD (Computer Aided Design) por definição literal é Desenho Assistido por Computador (DAC), em português, é o nome genérico de sistemas computacionais (software) utilizados pela engenharia, geologia, geografia, arquitetura e design para facilitar o projeto e desenho técnicos. No caso do agronegócio, a tecnologia AgroCAD® permite desenhos detalhados para automação das linhas de plantio de grãos, gerando, entre outras, economias significativas na semeadura, manobras assertivas e uso racional de combustível.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Agrocad® inteligência espacial a serviço do homem e do campo

A Tecgraf Agro, uma das empresas de tecnologia em computação gráfica líderes no setor, desenvolveu o AgroCAD®, que é uma solução completa em projetos para Agricultura de Precisão, que busca integrar e direcionar as ferramentas de CAD, topografia e geoprocessamento, com o objetivo de aumentar substancialmente a produtividade, através do pleno aproveitamento dos recursos naturais e tecnológicos disponíveis.

O AgroCAD® transforma os dados que as máquinas coletam em informações preciosas para o planejamento. Com ele é possível mapear a produtividade, velocidades dos veículos, taxas de aplicação de insumos e o sistema permite ainda o cruzamentos de dados para controlar a qualidade do trabalho executado no campo, identificando desperdícios e falhas operacionais.

Com uso desta tecnologia é possível projetar, no conforto do escritório, as linhas de orientação utilizadas pelos veículos equipados com Piloto Automático. Outros elementos podem ser mapeados, como os limites dos talhões, movimentos de manobras e obstáculos aumentando a segurança das operações. Tudo pronto para você utilizar tecnologias avançadas, como veículos autônomos.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Uso correto dos recursos naturais

Aqui entra um ponto muito importante e que impacta significativamente no agronegócio, a Sustentabilidade. Com AgroCAD®, é possível otimizar o uso de suas áreas, planejando irrigação e aplicação de fertilizantes e defensivos a taxas variáveis, ou seja, somente a quantidade suficiente e onde cada insumo é realmente necessário. Com isso é possível produzir muito mais evitando desperdícios.

Faça da água uma aliada para produzir mais! Existem várias técnicas para evitar erosão e perda de solos durante as enxurradas, entre elas o terraceamento, drenagem, plantio em desnível com declividade controlada e Meiosi. Para todas essas alternativas, o AgroCAD® oferece ferramentas que permitem simular e escolher a solução mais adequada.

AgroCAD,Tecgraf,Amaggi,agronews

Agrocad® na prática

Você deve estar se perguntando: mas quem já utiliza esta tecnologia e quais os resultados concretos desta solução? E essa pergunta eu vou fazer questão de exemplificar com duas das maiores empresas do agronegócio no Brasil, a Amaggi e a Agro Baggio.

Pra falarmos dos cases de sucesso na utilização do AgroCAD®, vamos começar com a Amaggi, que você com certeza já conhece.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Amaggi

Há mais de quatro décadas, a Amaggi nasceu como uma empresa familiar e hoje é uma das maiores empresas de commodities da América Latina. Chegou em Mato Grosso em 1979 e por meio de quatro grandes áreas de negócio – Agro, Commodities, Logística e Operações e Energia – a Amaggi atua na produção agrícola de soja, milho, algodão e fertilizantes, na comercialização de grãos e insumos agrícolas, na logística em larga escala para escoamento nacional e internacional de grãos, e na geração e comercialização de energia elétrica.

AgroCAD,Tecgraf,Amaggi,agronews

Quem nos conta um pouco da sua experiência no uso do AgroCAD® é a Engenheira Agrícola e Ambiental, Geovana Estevan, que é Assistente técnica em agricultura digital da Amaggi na fazenda Tucunaré em Sapezal/MT. Segundo Geovana, a empresa preza muito por utilizar a tecnologia embarcada nos equipamentos principalmente na padronização e otimização das operações.

Com adesão do AgroCAD® e essa possibilidade de se trabalhar com ferramentas CAD, alinhando topografia e geoprocessamento, facilitou o estudo do nosso terreno. Hoje nós conseguimos criar curvas de níveis, fazer a sistematização do nosso terreno e a inserção de manobras e criação de limites também foi muito acertada. Então devido a isso, hoje nós conseguimos fazer todo planejamento das nossas operações, seja plantio, aplicação, colheita, entre outras.“, explica Geovana.

Para a Engenheira Geovana, além do uso direto da tecnologia embarcada, um fator muito importante para tomada de decisões foi a possibilidade de poder analisar cada uma das operações em detalhes. “Nós temos hoje a possibilidade de quantificar as sobreposições, tempo, manobra, rendimento e escolher o melhor cenário pra isso. Levando em consideração o terreno, o formato talhão e com isso nós conseguimos reduzir a fadiga do operador na hora da operação. Então lá no monitor do piloto automático nós temos todas as linhas, seja para plantio, aplicação ou colheita, bem como os limites internos e externos, sendo tudo isso definido no escritório e assim a gente minimiza a possibilidade de erros.“, finaliza.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Agro Baggio

Outra empresa que obteve sucesso na utilização do AgroCAD® é a Agro Baggio, uma concessionária de máquinas agrícolas com matriz na cidade de Sorriso, Mato Grosso, Centro-Oeste brasileiro, conta com mais 500 colaboradores, e há 38 anos ajudando a desenvolver o agronegócio nacional. A empresa comercializa as mais modernas máquinas agrícolas do mundo e se consolidou como uma das mais conceituadas concessionarias do Brasil.

AgroCAD,Tecgraf,Amaggi,agronews

Com sua posição consolidada no mercado, a Agro Baggio entendeu que era preciso inovar de forma a entregar um produto com maior valor agregado aos clientes, buscando aumento de produtividade em lavouras, melhor gerenciamento das propriedades rurais e otimização dos processos.

Por isso, a empresa considera que o uso do AgroCAD® agregou um novo nicho de serviços para o seu portfólio, possibilitando a melhor exploração do potencial das máquinas agrícolas no planejamento e execução da produção agrícola. Os treinamentos constantes oferecidos pela Tecgraf Agro, tiveram um papel fundamental na capacitação técnica dos profissionais envolvidos nas etapas de projeto e implantação.

A ferramenta atuou diretamente na diminuição das perdas no campo e potencialização dos ganhos econômicos e ambientais, auxiliando os produtores na coleta e mais precisa interpretação de dados, otimizando todo o manejo agrícola da propriedade. Com isso o produtor rural conseguiu ganhos e efetividade em produtividade e redução dos custos de produção – sonho de consumo de todo produtor rural.

O empresário, Roni Stern Boeno, fez questão de deixar seu testemunhal a respeito do uso desta tecnologia. “Nós usamos o AgroCAD®, como ferramenta que agrega valor aos clientes com nossos produtos e serviços prestados. Os clientes já demandaram diversas atividades que foram facilitadas e otimizadas com o uso dos softwares, como plantio, projeto de linhas, pulverização, melhor sentido de semeadura, analises agrícolas, gerando economia por exemplo em semeadura, manobras e combustível. O cliente vê valor e otimização nos serviços, é nesse sentido que enxergamos os softwares, como ferramentas que agregam valor!”, enaltece Roni.

Outros cases de sucesso você pode conferir diretamente no site do AgroCAD®, clique aqui.

Sobre a Tecgraf Agro

AgroCAD, tecgraf, tecnologia, agricultura, agronegócios no brasil, agronews, soja

Desenvolvedora do software AgroCAD®, a Tecgraf Agro é uma empresa de tecnologia em computação gráfica focada em fornecer soluções para projetos agrícolas, arquitetônicos e de infraestrutura, utilizando a metodologia BIM. Aproveite e conheça outras soluções para agricultura de precisão.

Site: https://tecgraf.com.br/
Telefone: 55 19 2129-7177
Endereço: Av. Aquidaban, 766, Sala 11- Campinas SP 13026510
e-mail: [email protected]

AGRONEWS® – Informação para quem produz

Mostrar mais
Siga-nos no Google News: CLIQUE AQUI

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Artigos relacionados