Agroglifos no Brasil – desenho enigmático foi encontrado em uma plantação de trigo na pequena cidade de Ipuaçu, nesta semana e chamou atenção de pesquisadores, ufólogos e população mundial.
Agroglifos no Brasil
Localizada no oeste de Santa Catarina e conhecida como a “capital nacional dos agroglifos“, a cidade de Ipuaçu voltou aos holofotes com o surgimento de um novo agroglifo agora no começo do mês de outubro. O fenômeno não é novidade na região, que já é chamada de a capital brasileira dos agroglifos, mas dessa vez chamou muito a atenção pelo tamanho e complexidade da gravura.
A mais recente ocorrência foi registrada pelo vereador Tiago Kosinski, que capturou diversas imagens em alta qualidade utilizando um drone. “Pessoal é indiscutível a perfeição dessa formação“, afirmou o político em publicação no Facebook, perguntando em seguida se algum de seus seguidores conhecia o significado do desenho.

O dono da propriedade onde um agroglifo apareceu há dois dias em Ipuaçu, no Oeste catarinense, disse nesta quinta-feira (6) que pretende desfazer o desenho em sua plantação de trigo em cerca de 10 dias. Segundo Sérgio Girotto, 62 anos, este é o tempo em que as sementes estarão prontas para serem retiradas da área verde e colocada em sacas.
O desenho geométrico foi visto na manhã de terça-feira (4) e atraiu curiosos. Além de moradores da região, alunos de escolas visitaram o espaço em excursão. Ao todo, cerca de 1,5 mil visitantes estiveram no local, segundo o proprietário.
Conforme Girotto, a produção do trigo não foi afetada gravemente pelo desenho. Na área que produz mais de 700 sacas (com 60 quilos cada), o morador calcula que foi perdido menos de 10 sacas. Por conta disso, ele não pretende fazer boletim de ocorrências sobre o caso. A identidade do autor das marcas é desconhecida.
“Não foi um prejuízo elevado não, coisa normal. Só algumas partes onde amassou a colheitadeira não tem condições de juntar, mas no meio, onde ficou de pé, se colhe normalmente“, explicou.
Sydney Kavalco, servidor da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina, disse ao G1 não saber ao certo como a imagem foi desenhada no local, mas afirma que “objetos simples podem amassar com facilidade o trigo“. Há, porém, quem discorde da possível explicação.
“Para fazer um desenho desse tamanho, do tamanho de meio-campo de futebol, precisariam trabalhar 10, 15 pessoas, durante três ou quatro horas“, disse Kosinski ao UOL. Ele afirmou ainda que ninguém percebeu nenhuma movimentação no local durante a noite e que seriam necessários engenheiros com equipamento de ponta e GPS para fazer um desenho tão perfeito. “O mistério é que ninguém sabe de nada“, disse o vereador.

Agroglifos nas plantações em Ipuaçu são recorrentes
Como explica a Prefeitura de Ipuaçu, a cidade ficou conhecida como a “capital nacional dos agroglifos” graças ao início do fenômeno na região em 2008, quando os primeiros círculos foram encontrados em plantações de trigo. Localizada a 538 km de distância da capital Florianópolis, a cidade também é rotulada como “a cidade dos ETs“.
2008
Foi na pequena comunidade de Toldo Velho que surgiram os primeiros círculos com 19 metros de diâmetro localizados há 25 metros do asfalto no dia 09 de novembro de 2008. Desse dia em diante já se falava que objetos voadores não identificados (OVNIs) teriam passado pela cidade. Uns moradores comentaram que viram uma luz no céu, outros que viram uma nave se aproximar, ao contrario de outros que pensaram ser brincadeira de crianças. Esse fenômeno já transformou o turismo na cidade, pois cerca de dois mil visitantes estiveram no local para visitação somente em 2008.
Os círculos tinham formas bem definidas e não existia marcas ou qualquer rastro de pneu até o local onde estão as formas. Segundo o ufólogo Ivo Hugo Dohl, “Os círculos eram delimitados por uma faixa com plantas de pé, sem sinais de qualquer amassamento, seguidas por outra faixa de plantas amassadas, derrubadas de maneira uniforme e em sentido horário”.

2009
No dia 29 de outubro de 2009 Ipuaçu volta a ser noticia em cenário nacional com o aparecimento de mais agroglifos. Dessa vez o desenho apareceu em forma de seta também em uma plantação de trigo. A figura tinha 44 metros de comprimento, da base à ponta.
2010
Em novembro de 2010 círculos foram encontras em lavouras de Ipuaçu. Dessa vez não se deu muita importância. Mas moradores acreditam que a experiência é a mesma de anos anteriores.
2011
Novos círculos apareceram nas plantações de trigo esse ano em Ipuaçu. Oito círculos foram vistos no dia 06 de novembro de 2011 em uma propriedade há 3 km do centro da cidade. Dessa vez, alem de círculos, também apareceu um desenho em formato de fechadura e outros círculos maiores e menores ligados entre si. Os círculos têm de 1,5m até 24m.
Com todas essas visitações que não se sabe de onde vem, Ipuaçu vem se destacando internacionalmente. Várias redes de TVs, rádios, jornais e meios eletrônicos divulgaram o município como sendo a cidade escolhida pelos ETs.
O trigo já foi colhido. As marcas desfeitas. Agora basta aguardar o próximo ano e agendar a sua visita para ver os novos agroglifos de 2012.
Quais são as teorias?
O pesquisador explica que há várias teorias para o que pode ter sido a causa do surgimento do agroglifo, mas esses desenhos estão sempre ligados a aparições de luzes no céu, não necessariamente por um Objeto Voador Não Identificado (OVNI).
“Pode ser OVNI, mas pode ser algum efeito eletromagnético, algum efeito de raios cósmicos ou descarga elétrica“, diz o especialsita, que não descarta a possibilidade de agroglifos serem meios de comunicação de seres cósmicos.
“(…) para nós humanidade ou para supostas naves ou alguma forma de geoposicionamento. São várias teorias“, explica o especialista em ufologia, que não sabe precisar qual material foi usado para os desenhos.
//// Este artigo é dividido em partes. Clique em [Próxima Página] para ler o restante da matéria...