Durante uma semana, Comunicadores do agro de diversas regiões do Brasil fizeram uma imersão total no setor de agronegócios para conhecer de perto o funcionamento e os detalhes deste gigante produtivo. Intuito é de vivenciar na prática as atividades rurais, gerar um bom relacionamento entre os profissionais participantes e garantir uma comunicação pautada na realidade do setor.
Entre os dias 13 a 17 de março, nós do Agronews tivemos o privilégio de participar do Road-Show para Jornalistas e Influenciadores do Agro, uma iniciativa da Texto Comunicação Corporativa, realizada desde 2004, que reúne os principais veículos e profissionais de comunicação especializados no setor de agronegócios.
Nesta edição, o Road-Show contou com a participação de 27 profissionais, de 11 estados da federação, que percorreram mais de 2 mil Km para conhecer de perto as atividades, empresas e instituições que fazem do agro uma potência nacional. As visitas aconteceram entre os estados de São Paulo e Minas Gerais, onde tivemos a oportunidade de conhecer as grandes referências do setor e vários exemplos positivos do agronegócio.
Para entender melhor a dimensão desta viagem, quero pontuar cada visita de forma bem objetiva, pois iremos publicar em breve, aqui no Agronews, a matéria completa de cada momento vivenciado por nossa equipe. Então vamos lá!
Bem, começamos nosso roteiro de viagem com o lançamento da ExpoZebu 2023, a maior feira de raças zebuínas do mundo realizada pela Associação Brasileira Dos Criadores De Zebu (ABCZ), a cerimônia aconteceu na sede da Sociedade Brasileira Rural (SRB), em São Paulo, capital. A 88ª edição da ExpoZebu trará novidades como o ‘1º Seminário Zebu Carbono Neutro – Pecuária Sustentável Gerando Riquezas’ será uma das atrações da ExpoZebu. Organizado pela ABCZ, em parceria com a My Carbon, empresa do Grupo Minerva voltada para o mercado de créditos de carbono, o evento trará técnicas inovadoras para produzir mais com menos impacto ambiental.
Seguindo o trecho, partimos para o interior do estado, na cidade de Jarinu, para conhecer o complexo operacional da MCassab Nutrição e Saúde Animal. A nova unidade faz parte do investimento de R$ 170 milhões do Grupo, uma organização familiar 100% nacional com faturamento anual de R$ 2,9 bilhões, que atua em vários negócios, além de ter unidades na China, América Latina e Índia. No total, o complexo de Jarinu ocupa 55 mil m2 e mais do que dobra a capacidade atual de produção e armazenamento do grupo, cuja receita bruta cresceu 70% nos últimos três anos.
Para conhecermos mais sobre a atividade leiteira, continuamos nossa viagem até a cidade de Araras, onde visitamos o maior produtor de leite do Brasil, a Fazenda Colorado. A propriedade é a maior produtora de leite no país, com cerca de 100 mil litros por dia. A empresa é dona da marca Xandô, de leite tipo A. A Colorado conta com um seleto rebanho com mais de 2.100 vacas holandesas em lactação, puras de origem e uma infraestrutura moderna e automatizada, com carrossel, compost barn e outras áreas especialmente montadas para o bem estar animal. Nessa visita também conhecemos um pouco mais sobre os melhores produtos disponíveis no mercado para saúde animal. O presidente da Vetoquinol no Brasil, Jorge Espanha, fez questão de participar e nos apresentar as soluções e inovações da empresa para o setor de bovinos.
Também tivemos um momento para falar do fortalecimento da comunicação do setor, com uma apresentação realizada pelo jornalista Luiz Pitombo, representando a Rede AgroJor, entidade que reúne os profissionais de comunicação do Agro.
Continuando a prosa sobre a atividade pecuária, viajamos para Mirassol, ainda no interior de SP, para conhecer o programa de melhoramento genético da Raça Nelore realizado pela Agropecuária CFM, empresa líder no mercado de reprodutores no Brasil. Os reprodutores Nelore CFM são certificados pelo CEIP (Certificado Especial de Identificação e Produção), chancela do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) para os touros comprovadamente superiores. A CFM também foi pioneira na comercialização de reprodutores Nelore com 24 meses de idade e revolucionou a forma de comercialização, sendo a primeira empresa a realizar leilões de grande volume de animais avaliados e certificados (Megaleilão).
Ainda em Mirassol, conhecemos a fábrica da Trouw Nutrition/Bellmann, uma organização global de nutrição animal preocupada em construir um futuro mais sustentável. “Alimentar o Futuro é nossa razão de ser“, este é o slogan da CIA. Nessa oportunidade, podemos ver de perto as instalações e também conhecemos o inovador NutriOpt, que é um conjunto de soluções e serviços digitais integrados para apoiar os produtores com conhecimento nutricional, dietas aprimoradas e consistentes, além de otimização da performance animal. Lembrando que tudo isso você vai conferir em detalhes em breve aqui no Agronews.
Saindo de São Paulo, fomos para Uberaba, em Minas Gerais, para uma imersão total no mercado da biotecnologia de reprodução bovina. Começamos nossas visitas pela central da Genex, empresa especializada em inseminação artificial bovina. Com história pautada no cooperativismo, a Genex se diferencia no mercado ao focar no atendimento colaborativo e personalizado, com visão 360º dos rebanhos dos clientes. E isso nós podemos comprovar, percorrendo o GENEXPERIENCE – sistema criado pela empresa para atendimento personalizado e focado na experiência imersiva do cliente.
Na segunda visita, conhecemos a central da Alta Genetics, um local estratégico construído em formato circular, com o laboratório e a área de coleta no centro. Este desenho inovador faz com que o touro não tenha que se deslocar por distâncias maiores que 200 metros na hora de ser coletado. Presente em mais de 90 países, a Alta Genetics possui nove centrais de coleta no mundo (Brasil, Estados Unidos, Canadá, Argentina, Holanda e China – sendo a única empresa multinacional com licença para produzir sêmen neste país).
Ainda sobre reprodução bovina, visitamos a central de inseminação da ABS Pecplan, que é a líder mundial no fornecimento de genética bovina, serviços de reprodução, tecnologias e produtos para o cuidado do úbere. Presente em mais de 70 países, está na vanguarda da genética e tecnologia animal desde sua fundação, em 1941. A empresa tem seu DNA pautado na inovação, com desenvolvimento do primeiro tanque de sêmen e a genética sexada Sexcel®, marca registrada da ABS. O pioneirismo no melhoramento genético animal da empresa ajuda a nutrir o mundo de maneira segura, responsável e lucrativa.
Fechando a semana e o roteiro de visitas, retornamos para o interior de SP, no município de Jaguariúna, para conhecer o Bio Oracle, um centro avançado de pesquisa e desenvolvimento de produtos biológicos e naturais da Biotrop, também orientado para as práticas sociais e ambientais. A Biotrop é uma empresa brasileira referência em tecnologias naturais e biológicas para a agricultura. Fundada em 2018, a companhia leva ao produtor rural o que há de mais avançado em soluções que contribuem para o sucesso dos cultivos, com a união dos conceitos de sustentabilidade e agricultura regenerativa.
Enfim amigos, este foi o nosso primeiro Road-show deste ano. Quero ressaltar que esta iniciativa tem por objetivo tirar os jornalistas das redações e influenciadores digitais de seus escritórios, para levá-los à conhecer (in loco) o potencial produtivo do setor, além de aproximar os profissionais da comunicação às empresas e entidades de classe ligadas a cadeia produtiva do agronegócio brasileiro. Com o bom relacionamento gerado entre os diversos profissionais participantes do evento, empresas e entidades, podemos fortalecer a comunicação do agronegócio, principalmente da porteira pra fora.
Por Vicente Delgado – Agronews
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