Categories: Curiosidades

Após aparição de OVNIs no Sul, cidade de MT viraliza por primeiro discoporto do mundo

<![CDATA[

Cidade mato-grossense estaria preparada para receber os extraterrestres no primeiro discoporto do mundo, um espaço destinado à decolagem e estacionamento dos discos voadores, confira!

Vídeo mostra relato do piloto sobre OVNIs no Sul do Brasil

Antes de falarmos sobre da cidade em MT, vamos relembrar o caso acontecido recentemente sobre um piloto do avião Airbus A320 (PR-YRX) da companhia Azul, que fazia uma viagem de São Paulo (SP) para Porto Alegre (RS), registrou a aparição de Objetos Voadores Não Identificados (OVNIs) em Bom Retiro, em Santa Catarina. O piloto comunicou à torre de controle do Aeroporto Internacional Salgado Filho, na capital gaúcha. A luz foi citada diversas vezes durante a conversa. (Leia a matéria completa clicando aqui)

Tinha sumido e agora apareceu novamente, o que eu posso informar para a senhorita é que é como se fosse o farol de uma aeronave fazendo um 360º”, disse o piloto. “Não existe um padrão de tráfego […] é um movimento aleatório”, continuou o comandante do voo. O controlador de tráfego aéreo, então, recomendou que o piloto acionasse as Forças Armadas e notificasse a aparição dos OVNIs.

Após essa situação que ainda permanece sem explicação, cidade mato-grossense ganhou os holofotes da mídia e se diz preparada para a chegada desses curiosos visitantes que rondam o nosso planeta há anos. Localizada 509 km da capital Cuiabá, o município de Barra do Garças, tem o primeiro discoporto do mundo, que é um ponto de pouso, decolagem e estacionamento para os discos voadores aprovado por lei na Câmara Municipal em 1995. Continue lendo esta matéria e conheça esta cidade curiosa e cheia de misticismo.

Barra do Garças e o primeiro discoporto do mundo

Situada à margem do Rio Araguaia, no Mato Grosso, Barra do Garças fica bem na fronteira com Goiás, a aproximadamente 500 km da capital Cuiabá. A cidade se formou aos pés da misteriosa Serra do Roncador, uma enorme formação geológica, que leva este nome por emitir barulhos, parecidos com roncos, criados pelos fortes ventos que passam pelos cânions da serra. E é a própria Serra do Roncador que guarda boa parte do misticismo que envolve a região.

Conhecido internacionalmente como o primeiro espaço do mundo destinado a receber OVNIs e consagrado como um dos maiores símbolos do misticismo barra-garcense, o Discoporto da cidade passou por uma importante reforma e foi reinaugurado no mês de setembro. A reinauguração visa resgatar e valorizar a cultura local, fomentando o turismo e possivelmente receber nossos estranhos visitantes de outro planeta.

Com mais de 25 anos de existência e fechado há cerca de quatro anos, o Discoporto recebe o investimento superior a 40 mil reais, que está sendo empregado na nova estrutura que contará com iluminação moderna e um projeto de paisagismo moderno e temático. O acesso ao parque também foi reestruturado para facilitar o acesso dos turistas ao local.

O projeto, também recebeu apoio da Câmara Municipal de Vereadores, que compreendeu a proposta da Prefeitura. “Os vereadores foram nossos parceiros de primeira hora, porque há muito tempo vemos a necessidade de recuperar esse grande símbolo que o saudoso Valdon Varjão nos deixou”, comentou o prefeito Dr. Adilson.

Vale ressaltar que o espaço para a construção do aeródromo foi criado pela Lei n° 1840 de setembro de 1995. Mas, os primeiros painéis e a representação de uma aeronave em formato de disco voador foram colocados no local em 1997. Agora, os novos painéis que estão fixados no Discoporto foram projetados pelo artista plástico Genito Santos.

De acordo com o projeto da Prefeitura Municipal, a reforma faz parte de um plano de reativação do turismo local, um dos principais pilares da economia barra-garcense. “Nosso objetivo é fomentar o turismo e a renda da cidade, atraindo cada vez mais novos turistas para a região” (e quem sabe de outros planetas…kkkk), disse o prefeito.

Situado dentro do parque Serra Azul (509 km de Cuiabá), o local pode ser visitado a pé, de bicicleta ou de carro, a entrada é gratuita e funciona todos os dias, exceto as terças-feiras, já que o parque é fechado para manutenção. Há horários especiais para a entrada a pé e com carros.

Além de ajudar no turismo, o local relembra um pouco da história da cidade, e o misticismo de que OVNIS são visitantes constantes. Segundo informações, já foi visto antes as supostas aparições desses visitantes de outro mundo em Barra do Garças, como em 3 de março de 1996, quando uma luz intesa iluminou toda a cidade.

Em Barra do Garças, o turismo ufológico é muito popular. A cidade, inclusive, já recebeu algumas edições de um congresso de ufologia realizado em parceria com uma das principais instituições do assunto no país, com participação de especialistas que buscam respostas para os fenômenos.

Até o verdadeiro “Indiana Jones” esteve em Barra do Garças

A Serra do Roncador, em Barra do Garças, também é lembrada como um dos prováveis pontos onde a expedição do britânico Percy Fawcett teria desaparecido no início do século 20. O coronel, inspirado por uma visão espiritualista e por rituais tibetanos, acreditava que a cidade perdida de Atlântida estava sob as montanhas da Serra. Entretanto, ele, seu filho e um amigo, os únicos integrantes da expedição, desapareceram misteriosamente na selva, sem deixar rastro, dando origem a muitas lendas.

Alguns dizem que Fawcet e seus companheiros de aventura foram mortos e enterrados pelos índios Xingu, enquanto outros juram que eles teriam encontrado a tal civilização através de um portal, aberto em algumas ocasiões, como no alinhamento de astros, e nunca mais voltou. Até o jornal The Time, de Londres, trilhou uma procura incessante pelo explorador, oferecendo por muito tempo uma oferta de 10 mil libras para quem o localizasse.

Anos depois, o coronel Percy teria inspirado o diretor Steven Spielberg na criação do personagem Indiana Jones. Por conta disso, alguns moradores de Barra do Garças brincam que até o famoso Indiana Jones das telonas visitou a cidade. A história de Percy é agora narrada no ‘The Lost City of Z’ ou apenas ‘A Cidade Perdida’. O filme conta a saga do britânico pela Serra do Roncador. Vale a pena assistir antes de viajar para lá, heim?!

Visita ao discoporto

O Canal do Youtube Traveleiros, fez uma matéria especial em visita ao discoporto de Barra do Garças. Vale a pena conferir, aperte o Play!

AGRONEWS® é informação para quem produz

]]>

Recent Posts

IMEA divulga Funding da Soja para a Safra 2024/25

Estudo revela aumento do custo de produção e mudança na estrutura de financiamento observada nos…

3 horas ago

Preço do boi gordo segue em queda, confira!

Preços do boi em queda no início de dezembro refletem a dinâmica do mercado, veja…

4 horas ago

Produção de grãos pode chegar a 322,4 milhões de ton na safra 2024/25

A estimativa para a safra 2024/25 é de uma produção de 322,4 milhões de toneladas,…

5 horas ago

Desenvolver a computação quântica é fator estratégico para a agricultura do Brasil

Computação quântica tem forte potencial em bioinformática, modelagem climática, sensoriamento remoto e agricultura inteligente. Uma…

9 horas ago

Mercado do arroz segue com pouca oscilação, confira!

No mercado do arroz, estabilidade nos preços marca o cenário com olhares voltados ao dólar,…

22 horas ago

CHICKEN TRAIN! Alimentando as galinhas com estilo

Com uma ideia genial e divertida, produtores rurais chineses criam processo inovador para alimentar galinhas…

1 dia ago

This website uses cookies.