Confira a análise do CLIMATEMPO nesta segunda quinzena de abril. Conab aponta boas condições para cultivos de soja e milho, confira@!
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) divulgou recentemente um relatório apontando que as lavouras de soja e milho estão em boas condições em grande parte do país. No entanto, existem algumas áreas, como o noroeste de Minas Gerais e o norte do país, que estão sofrendo com a restrição hídrica, o que tem prejudicado o desenvolvimento do milho e feijão segunda safra.
Falta de chuva prejudica cultivo do milho e feijão em algumas regiões
A falta de umidade tem prejudicado o enchimento dos grãos de milho e feijão segunda safra em algumas áreas, principalmente no Rio Grande do Sul. Já para o cultivo de soja, a falta de chuva prejudica o desenvolvimento da planta.
Chuvas excessivas prejudicam a colheita da soja em algumas áreas
Em outras regiões, como Tocantins, áreas do Maranhão e Pará, o excesso de umidade tem prejudicado a colheita da soja. Nos próximos dias, a situação deve se manter estável, com tempo firme prevalecendo no norte de Minas Gerais e chuvas persistentes entre o Maranhão e o Pará.
Chuvas irregulares beneficiam o milho em algumas regiões
Na região Centro-Oeste, as chuvas acontecem de maneira mais irregular, mas ainda assim devem beneficiar o milho, que está em fase de floração. No sul do país, a condição é de tempo firme, favorecendo o avanço na colheita dos grãos e no plantio do milho segunda safra.
Área de baixa pressão traz chuvas e temporais ao Paraná e Mato Grosso do Sul
No estado do Paraná, onde a semeadura já foi concluída, a chuva deve ser persistente, principalmente no noroeste. Já no sul de Mato Grosso do Sul, a presença de uma área de baixa pressão deve trazer temporais, podendo até ocorrer queda de granizo em algumas regiões.
Chuvas se espalham pelo país na próxima semana
Na próxima semana, as chuvas devem se espalhar pelo país, atingindo inclusive regiões do Nordeste que não estavam recebendo muita umidade. No entanto, as áreas com maior concentração de chuva ainda devem ser as do norte, com mais de 150 mm em áreas do Amapá e Pará. Já sobre o centro-sul, o tempo firme deve prevalecer, com chuvas mais pontuais, principalmente no Rio Grande do Sul.
Boletim CLIMATEMPO nesta segunda quinzena de abril
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz