Café mineiro é eleito o melhor do mundo

Café mineiro produzido através de agricultura regenerativa recebe o prêmio de melhor café do mundo

O Brasil conquistou o primeiro lugar na 8ª edição do prestigiado Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy, com destaque para a São Mateus Agropecuária. O país foi reconhecido com o prêmio “Best of the Best”, conferido a José Eduardo Dominicale durante a cerimônia realizada na New York Public Library. Este prêmio é uma celebração do compromisso sustentável da illycaffè ao longo dos últimos 30 anos, trabalhando em parceria com produtores de café para oferecer o melhor café do mundo.

Café mineiro “Best of the Best” 2023

A São Mateus Agropecuária, localizada em Varjão de Minas, foi não apenas a vencedora regional do Cerrado Mineiro, mas também conquistou o primeiro lugar na premiação nacional. Eduardo Dominicale, CEO do Grupo BMG, destacou o orgulho e a responsabilidade associados a essa conquista. A fazenda, que iniciou sua parceria com a illy em 2008, tem uma trajetória de 40 anos, focada em melhorias contínuas, profissionalização da equipe e, nos últimos 15 anos, uma transição para a produção de cafés especiais.

Fornecemos cafés especiais, produzidos de forma sustentável e alta qualidade para a illy, uma marca globalmente conhecida e presente no mundo todo. Isso nos enche de orgulho e também nos dá um sentimento de grande responsabilidade com nosso processo produtivo, já que nosso produto final será consumido por milhares de pessoas.” – comemora Eduardo Dominicale.

Rigorosa avaliação dos especialistas

O prêmio foi decidido por um painel independente de nove especialistas que avaliaram lotes de café de nove países finalistas. O Brasil, Costa Rica, El Salvador, Etiópia, Guatemala, Honduras, Índia, Nicarágua e Ruanda foram representados nesta competição de alta qualidade. A São Mateus Agropecuária também foi reconhecida como a primeira colocada no Prêmio Ernesto Illy de Qualidade Sustentável do Café para Espresso.

Andrea Illy, presidente da illycaffè, expressou sua alegria com a vitória do café brasileiro, destacando a trajetória do Prêmio Ernesto Illy que começou no Brasil em 1991. Ele enfatizou o papel crucial da agricultura regenerativa, implementada em 2018, como um ponto de virada para transformar o Brasil de líder em quantidade para líder em qualidade. “A vitória absoluta do café brasileiro proveniente da agricultura regenerativa – escolhido às cegas entre os nove melhores cafés do mundo – é motivo de muita alegria para mim.” diz o Presidente da illycaffè.

Outros destaques

O evento também destacou a Finca Danilandia, da Guatemala, que recebeu o prêmio Coffee Lovers’ Choice, conferido por consumidores que participaram de degustações às cegas em cafés illy em diversas cidades do mundo.

Luis Arimany Mondonico, Finca Danilandia da Guatemala com o brasileiro José Eduardo Dominicale

A competição foi mais do que uma avaliação de sabores. Durante a manhã, os participantes se reuniram para uma mesa redonda na sede das Nações Unidas, discutindo como proteger o futuro do café. A illycaffè, através de seu presidente Andrea Illy, juntou-se a outros especialistas, incluindo Vanusia Nogueira (Diretora Executiva da Organização Internacional do Café) e Jeffrey Sachs (economista e copresidente da Regenerative Society Foundation), para abordar questões cruciais para a indústria cafeeira.

O Prêmio Internacional de Café Ernesto Illy continua a ser uma oportunidade única de networking e diálogo para todos os envolvidos na indústria do café, sublinhando não apenas a excelência do produto, mas também o compromisso com práticas sustentáveis e a proteção do futuro dessa commodity tão preciosa.

AGRONEWS® é informação para quem produz

Compartilhar este artigo
Sair da versão mobile