Empresários da rede Alibaba prospectam oportunidade de venda on line de carne
O estande da carne brasileira ficou lotado de clientes e importadores nesta quinta-feira, 18 de maio, para o Brazilian Angus Day. O dia de promoção da carne Angus Certificada no Sial China contou com muitos interessados e até negociações inusitadas. O grupo chinês Alibaba, detentor do site Ali Express, esteve presente para prospectar oportunidades de venda on line de carnes, uma febre no país.
Segundo o gerente do Programa Carne Angus, Fábio Medeiros, ainda é uma conversa inicial para avaliação de sinergias que para ser realmente efetivada precisa desenvolver logística eficiente, fracionamento e entregas. Contudo, ele admitiu, que essa é uma tendência forte no mercado chinês. “Aqui tudo se vende on line e, agora, eles querem também vender carne.”
O Brazilian Angus Day reuniu centenas de clientes da carne Angus no estande do Projeto Brazilian Beef,da ABIEC que tem apoio da Apex Brasil. Centenas de clientes participaram do encontro de executivos das redes Marfrig, JBS, Minerva, Frigol e Frigorífico Estrela, empresas parceiras presentes na Sial, em busca de cortes diferenciados. Ao fim da movimentação do dia, Medeiros pontuou que o evento foi um sucesso e demonstrou a magnitude do mercado chinês.
“Na China, existe espaço para uma ampla diversidade de produtos. O consumidor chinês está mudando seu estilo de vida e diversificando seu consumo”, afirmou. “Em um mercado de mais de 1,4 bilhão de consumidores, as oportunidades são sempre muito interessantes. O Brasil tem produto de qualidade e há interesse pela Carne Angus Certificada. Precisamos apenas alinhar nossa disponibilidade de embarque à fome dos orientais”, pontuou.
Durante o evento, mais de 200 quilos de cortes Angus foram servidos aos convidados. Preparados pelos chefs da rede Barbacoa, típicos cortes do churrasco brasileiro encantaram quem passou pelo espaço e provou picanha, celha, ojo de bife e filé mignon. Em 2016, o Brasil exportou 400 toneladas de carne Angus, volume pequeno, mas com cargas de alto valor agregado, atingindo preços de até US$ 20 mil a tonelada.
Fonte: Angus