Veja o Boletim CLIMATEMPO 10 de abril 2022 e confira a previsão do tempo para este domingo. Calor e fortes pancadas de chuva em quase todo o Brasil.
Áreas de instabilidade se formam sobre todas as Regiões do Brasil espalhando nuvens carregadas que provocam chuva forte.
A Zona de Convergência Intertropical continua ativa sobre o Norte e o Nordeste. Uma frente fria se afasta no mar, ao largo do litoral da Região Sul.
CLIMATEMPO 10 de abril 2022
Abaixo você pode assistir o Boletim CLIMATEMPO 10 de abril 2022 e ver os principais destaques do tempo em todas as regiões do Brasil. Aperte o play!
O sábado é de outono, mas com características de verão na maior parte do Brasil. O ar quente e úmido ainda predomina sobre o Brasil e nuvens carregadas crescem em todas as Regiões do país.
Quase todo o Brasil tem um sábado de calor, com períodos de sol e pancadas de chuva com raios. Na maioria das áreas das Regiões Sudeste, Centro-Oeste e no PR, as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite.
No Nordeste e Norte, no litoral de SC e no Vale do Itajaí e no litoral do ES, as pancadas de chuva ocorrem a qualquer hora, várias vezes ao longo do dia.
Dia de sol, com algumas nuvens e sem chuva no RS, no centro, oeste e sul de SC, no extremo sul do PR, no norte e noroeste de MG, no norte de GO, DF, no nordeste de MT, no centro-sul e leste do TO, na BA (exceto no litoral sul baiano e na divisa com SE, AL e PE), no sul do PI, na região de Corumbá (MS) e na fronteira de MT com a Bolívia
Alertas meteorológicos
Alerta para temporais: no centro-sul de MG, norte e Vale do Paraíba de SP, no interior do RJ, centro-oeste do AC, centro-oeste e norte do AM, litoral do AP, do PA, centro, norte e oeste do MA, no litoral do PI e do CE
Atenção para chuva moderada: na divisa de MG com o ES e sul da BA, no norte do ES, no litoral sul da BA, no litoral de SE, AL, de PE, da PB, incluindo as capitais Maceió, Recife e João Pessoa
Atenção para chuva moderada a forte e com raios, de forma isolada: no PR (exceto no extremo sul do estado), em SP (exceto norte e no Vale do Paraíba), no Triângulo Mineiro, no litoral e norte do RJ, sul do ES, no sul e leste de MS, no sul de GO, noroeste de MT, no centro e norte do TO, no PA (exceto no norte do estado), no centro, norte e leste de RR, no leste e sul do AM, no leste do AC , em RO, no centro do CE, no norte do PI, centro-sul do MA, no RN
5 maiores temperaturas no Brasil em 8/04/2022 (Inmet)
- São João do Piauí (PI): 37,4°C
- Ecoporanga (ES): 37,1°C
- São Raimundo Nonato (PI): 37,0°C
- Queimadas (BA): 36,7°C
- Caracol (PI) e Ibotirama (MG): 36,5°C
5 capitais mais quentes no Brasil em 8/04/2022 (Inmet)
- Cuiabá (MT): 36,2°C
- Boa Vista (RR): 35,1°C
- Porto Velho (RO) e Palmas (TO): 34,0°C
- Teresina (PI) e Goiânia (GO): 33,0°C
- Rio de Janeiro (RJ): 31,7°C
Rio Negro ultrapassa a cota de inundação
O Rio Negro, em Manaus, no Amazonas, ultrapassou nesta semana a cota de inundação, de 27,50 metros. No meio desta sexta-feira, (08), a cota já estava em 27,77 metros, segundo dados do Serviço Geológico do Brasil (CPRM) e do Porto de Manaus.
Isso se deve aos 1083,7mm de chuva registrados em Manaus neste ano de 2022, entre o dia 1 de janeiro e às 09 horas do dia 8 de abril, o que representa 86,4% da Climatologia do período de janeiro a abril (1254,3mm), de acordo com dados da estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET).
Vale ressaltar que em junho de 2021 aconteceu a cheia histórica no Rio Negro, em Manaus, com 30,02 metros, e foi a maior desde 1902, o maior nível em 120 anos.
Até o dia 08/04/2022, a marca de 27,77 metros era o menor valor entre as cotas máximas dos últimos 6 anos, desde 2016, quando atingiu 27,19 de cota máxima em 15 de junho daquele ano.
Chuva de janeiro a abril nos recentes anos
Os 1083,7mm de chuva em Manaus neste início de 2022, apesar de ser elevado, está sendo o menor acumulado dos últimos 5 anos, desde 2018 quando acumulou 1070,4mm, considerando todo o período de janeiro ao final de abril de cada ano.
Tendência
A chuva ainda persiste no decorrer deste mês de abril e em maio. A previsão indica chuva acima média em parte do Amazonas, incluindo a região de Manaus, o que favorecerá o aumento do nível do Rio Negro nos próximos dias. A CPRM estima que o nível chegue aos 29,4 metros, em média, em meados deste ano.
Os maiores volumes de chuva no Amazonas devem ficar concentrados nas faixas norte e leste do estado, incluindo a região de Manaus. Assim, até a manhã da próxima quarta-feira (13) os volumes de chuva devem variar entre 100 e 300mm no estado do Amazonas. A chuva ocorre devido ao calor, à alta umidade do ar e à circulação dos ventos nos níveis mais elevados da atmosfera. Além disso, este ano a Zona de Convergência Intertropical (ZCIT) está mais próxima do Norte do Brasil.
A ZCIT se forma pelo encontro dos ventos alísios dos dois hemisférios e causa bastante chuva quando atua. Sua posição mais próxima do norte do Nordeste e do Norte do Brasil ocorre quando as temperaturas da faixa tropical sul do Atlântico Norte está mais quente que o normal nesta época do ano.
Como vimos no Boletim CLIMATEMPO, até meados da semana que vem, o alerta para chuva volumosa e temporais vale para grande parte da Região Norte e do Nordeste do país. Acumulados de mais de 100mm, nesse período, são esperados para o Amazonas, centro norte do Pará, no Amapá, norte do Tocantins, no Maranhão, centro norte do Piauí, litoral do Ceará e o oeste do Rio Grande do Norte.
Estas foram as informações do Boletim CLIMATEMPO 10 de abril 2022. Como está o clima na sua região? Escreva nos comentários!
Fonte: CLIMATEMPO
AGRONEWS® é informação para quem produz