CLIMATEMPO 06 de abril 2022, veja a previsão do tempo hoje

Assista o Boletim CLIMATEMPO 06 de abril 2022 e veja a previsão do tempo hoje em todas as regiões do Brasil.

Nuvens carregadas ainda continuam crescendo por diversas regiões do país

As nuvens carregadas da Zona de Convergência Intertropical se espalham sobre a porção norte do Brasil, entre o RN e AM.

Uma frente fria se afasta no mar, na altura de SP e do RJ. A passagem desta frente fria ajudou a formar as áreas de nuvens carregadas sobre o Sul de MG, norte de SP, no RJ e na Zona da Mata Mineira.

Áreas de baixa pressão atmosférica se organizam perto da costa paulista e do Paraguai e aumentam as condições para chuva em SP e em MS.

CLIMATEMPO 06 de abril 2022

https://www.youtube.com/watch?v=lnt8WT_t8uQ

5 maiores temperaturas no Brasil em 5/04/2022 (Inmet)

  • Pão de Açúcar (AL), São João do Piauí (PI)e Boa Vista (RR): 36,6°C
  • Ecoporanga (ES), Queimadas (BA): 36,5°C
  • Itaobim (MG): 36,4°C
  • Padre Ricardo Remetter (MT): 36,2°C
  • Cuiabá (MT): 36,0°C

5 capitais mais quentes no Brasil em 5/04/2022 (Inmet)

  • Cuiabá (MT): 36,0°C
  • Boa Vista (RR): 35,6°C
  • Vitória (ES): 35,5°C
  • Palmas (TO): 35,4°C
  • Goiânia: 33,9°C

(O Inmet tem ausência de dados de algumas capitais)

Previsão do tempo para esta quarta-feira, 06 de abril 2022

Quarta-feira com muito sol, calor e sem condições para chuva no sul e leste do RS, no centro e no sul de SP, no oeste e norte de MG, em GO, DF, norte/noroeste de MS, no oeste, sul, centro e leste de MT, no sul e leste do TO, no centro, oeste e norte da BA, no sul do PI, no centro-oeste de PE.

Todas as outras áreas do Brasil têm pancadas de chuva em algum período do dia, mas em geral com períodos de sol. Mas a chuva ainda cai forte em muitos estados do país.

Na maioria das áreas das Regiões Sudeste e Centro-Oeste e do PR, as pancadas de chuva com raios ocorrem à tarde e à noite. O litoral de SP, do RJ e do ES podem ter pancadas a qualquer hora e algumas podem ser moderadas a fortes.

As pancadas de chuva também ocorrem várias vezes no decorrer da terça-feira, no leste do PR, em SC e no interior do RS. A chuva é com raios no interior gaúcho e catarinense.

A maioria das áreas do Norte e do Nordeste têm pancadas de chuva com raios no decorrer do dia e períodos com sol. No sul e leste da BA, em SE, AL, leste de PE e da PB, o sol aparece forte, mas também ocorrem pancadas de chuva a qualquer hora.

Alertas meteorológicos para 06/04/2022

Atenção para chuva moderada no litoral do PR, de SP, do RJ, de AL, de PE, da PB e do RN, incluindo as capitais Rio De Janeiro, Maceió, Recife, João Pessoa e Natal.

Alerta para temporais: no sudoeste do PR, oeste de SC e noroeste do RS, no oeste do AC, oeste, centro e norte do AM, no oeste e sul de RR, no norte do PA, no AP, no litoral do MA, do PI do CE e no litoral norte do RN

Atenção para chuva moderada a forte e com raios, de forma isolada: no centro, sul e noroeste do PR, no meio-oeste de SC, no planalto e oeste do RS, no norte de SP, no Vale do Paraíba (SP), no Sul de MG, na região da Grande Belo Horizonte e Cidades Históricas, na Zona da Mata Mineira, no interior do RJ (incluindo a região serrana), no ES, no litoral da BA, no interior do CE no norte, centro e oeste do PI, no interior do MA, no norte do TO, no PA (exceto no norte do estado), no centro, norte e leste de RR, no leste e sul do AM, no AC (exceto no oeste do estado), em RO, no noroeste e norte de MT.

Atenção para o ar seco, com níveis de umidade relativa do ar entre 21% e 30% em GO, DF, no norte de MS, sul e leste de MT, sul e leste do RO, centro, oeste e norte da BA e sertão do Nordeste.

Atenção para virada no tempo no Sul do Brasil

A semana começou com temporais em áreas do Sul do Brasil, com grandes volumes acumulados e a tendência ainda é de bastante chuva ao longo desta semana. Uma mudança no padrão da circulação dos ventos aumenta a chuva principalmente no interior da Região, tem risco de temporais e grandes volumes de chuva para os próximos dias.

Nesta quarta-feira (06), o sol até aparece na Região, mas tem risco para chuva forte em forma de temporais, principalmente no interior. As capitais Florianópolis e Curitiba terão um dia de muita nebulosidade, mas pouca chuva é prevista. Porto Alegre segue sob a influência do ar seco. O dia será marcado por bastante variação de nebulosidade, mas não chove.

A partir de quinta-feira (07), as instabilidades se intensificam sobre o Sul do Brasil, devido a uma mudança no padrão da circulação dos ventos e tem previsão de chuva em vários momentos do dia sobre os três estados.

O interior da Região continua com tempo carregado, com risco de temporais com fortes rajadas de vento ao longo do dia. Santa Maria e Bagé ficam com tempo nublado e chuva frequente ao longo do dia. Chove em vários momentos sobre o Vale do Itajaí, no interior de Santa Catarina e do Paraná. A chuva acontece em vários momentos do dia sobre Porto Alegre e Florianópolis, e o risco de temporais aumenta a partir da tarde.

A semana vai terminar com muita chuva na Região Sul e risco de temporais, principalmente no oeste dos três estados. As áreas mais ao sul do Rio Grande do Sul serão marcadas por pouca chuva.

As temperaturas ainda seguem baixas, devido ao tempo encoberto, com máximas em torno dos 24 a 26 °C nas três capitais pelo menos até o fim de semana.

A Climatempo alerta para grandes acumulados até o fim de semana sobre o interior da Região. A chuva persistente pode causar transtornos nos próximos dias, como alagamentos, deslizamentos de terra e transbordamentos de rios e córregos.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.