Assista o Boletim Climatempo 19 a 25 de outubro 2021 e veja a previsão do tempo em todas as regiões do Brasil nesta semana. Chuva se espalha e semeadura da soja avança, confira!
Cada vez mais a chuva se espalha pelo Brasil, alcança as mais importantes áreas produtoras de soja e dá o start na semeadura. Para se ter uma ideia, a umidade do solo está bastante elevada na região Sul, mas já aumentou um pouco também áreas do Sudeste, do Centro-Oeste, do Pará e até em alguns pontos do oeste da Bahia.
Semeadura da soja
E só para citar uma comparação com a semeadura deste ano em relação ao ano passado, na região Sul do Brasil a semeadura já está mais avançada, sendo que Santa Catarina já tem pouco mais de 14% contra 10% do ano passado, Paraná com 16% e ano passado tinha apenas 8% no mesmo período, em Mato Grosso do Sul quase 20% já foi de semeadura para esse ano contra 0,5% do ano passado.
Destaque para Mato Grosso
O que chama atenção é o estado de Mato Grosso que no mesmo período do ano passado tinha apenas 8% de semeadura e esse ano já está acima dos 45%. E claro que isso tem tudo tem haver com a chuva que já alcançou estas áreas, lembrando que ano passado tivemos um atraso mais significativo da chuva.
Bahia já tem 2%, São Paulo 20%, o que é relativamente o mesmo percentual do ano passado em relação ao plantio da soja.
Tendência de chuvas
A tendência agora para os próximos dias é de chuva principalmente na faixa que vai da costa do Sudeste até a região Norte do Brasil. Ainda tem previsão para mais de 100mm entre o Rio de Janeiro, Espírito Santo, centro e sul de Minas, norte de São Paulo e Triângulo Mineiro.
Há previsão de algo em torno de 80mm entre o noroeste de Minas, Goiás, sudoeste da Bahia e alguns pontos do Tocantins. E é claro que com essa chuva desta semana a umidade do solo vai aumentar, principalmente no centro e norte do país.
Na região Sul a tendência é de diminuição da umidade. Como as chuvas estão concentradas nas áreas mais ao norte, haverá uma breve trégua na região. Entre Santa Catarina e o Paraná, esse tempo mais firme talvez não seja o suficiente para retomada dos trabalhos em campo. Primeiro que o solo está muito encharcado e depois a chuva estará de volta no fim de semana, e de maneira bastante expressiva.
Já no Rio Grande do Sul, pelo menos até a próxima semana, boa parte do estado vai seguir com o tempo mais firme.
Assista abaixo o Boletim Climatempo 19 a 25 de outubro 2021
Semana será marcada por chuva volumosa no Sudeste
O avanço de uma frente fria e uma mudança na circulação dos ventos irão provocar a formação de grandes e fortes áreas de instabilidade no Sudeste do Brasil ao longo desta semana. A força e a persistência da chuva podem causar transtornos em várias localidades.
Nesta terça-feira (19), a infiltração marítima continuará muito persistente em direção ao continente e, com isso, a tendência ainda é de céu muito encoberto. Com o avanço da frente fria, a instabilidade se espalha mais e provoca muita chuva no centro-sul de Minas Gerais e do Espírito Santo, no litoral paulista e no estado do Rio De Janeiro. Não se descarta o risco de temporais e chuva volumosa na Grande Belo Horizonte, Grande Rio, Vitória, região da Zona da Mata Mineira, Vale do Rio Doce, litoral paulista e fluminense.
Nestas áreas os volumes podem chegar próximos de 150 milímetros acumulados em 48 horas!
A Climatempo alerta para o risco de alagamentos, transbordamentos, deslizamentos, além de queda de árvores durante a chuva forte!
O tempo também ficará bastante instável, com chuva em vários momentos, no interior de São Paulo, no norte capixaba e no centro-oeste mineiro. Em todo o norte de Minas Gerais, volta a chover de forma isolada a partir da tarde com risco de raios, trovoadas e rajadas de vento.
Confira no mapa abaixo a previsão de chuva para terça-feira (em milímetros).
Na quarta-feira (20), a formação de um novo sistema de baixa pressão atmosférica na altura da costa do Espírito Santo irá reforçar as áreas de instabilidade na Região Sudeste. Com isso, a previsão é de temporais generalizados especialmente no estado capixaba e em grande parte de Minas Gerais.
O tempo chuvoso também persiste no Rio de Janeiro e no leste paulista, inclusive nas capitais. No interior de São Paulo, a tendência volta a ser de sol e pouca chuva.
Previsão para a capital paulista
A cidade de São Paulo vai ter um semana úmida, chuvosa e com muita nebulosidade. A chuva vai ocorrer de forma frequente e volumosa, e não se descarta a chance para transtornos como enchentes, alagamentos e deslizamentos de terra. Na sexta-feira (22) a chuva dá uma trégua, mas entre o sábado (24) e o domingo (25) já volta a chover.
O tempo fechado e as precipitações, ajudam a manter a temperatura mais baixa e os próximos dias serão frios sobre a capital. A máxima entre esta terça-feira (19) e a quarta-feira (20) não vai passar dos 17ºC, na quinta (21) o dia começa com 13ºC e a máxima é de 19ºC. É somente no sábado que a temperatura sobe e vai fazer calor a tarde, com máxima de 28ºC, mas no domingo a chegada de uma nova frente fria vai derrubar a temperatura novamente.
Fonte: Climatempo
AGRONEWS® – Informação para quem produz