CLIMATEMPO 22 a 28 de março 2022, veja a previsão do tempo no Brasil

Confira o Boletim CLIMATEMPO 22 a 28 de março 2022 e veja a previsão do tempo no Brasil nos próximos dias.

A frente fria que virou o tempo no Sul e no Sudeste do Brasil continua avançando pela costa do Sudeste, mas no decorrer da semana o sistema vai se afastar para alto mar. Só que outra frente fria vai se formar na região Sul do país e até o final da semana vai alcançar novamente a região Sudeste.

No decorrer dos próximos dias, os maiores acumulados serão registrados no Sul e nas áreas mais ao Norte do país, inclusive com quase 200 mm de chuva em muitos municípios do estado do Amazonas.

Agora na porção mais central do Brasil, a chuva que vier será bem fraca e localizada. Isso inclui boa parte do estado de Mato Grosso, onde essa chuva mais espaçada permite a retomada das atividades em campo.

Como vimos, na região Sudeste do país ainda tem bastante chuva prevista para o leste do Espírito Santo, ficando acima de 100 mm. Já na zona norte de Minas o tempo segue seco.

Na região Nordeste do Brasil, tem bastante chuva prevista para a faixa leste da região, mas principalmente entre o norte do Piauí e o Maranhão, onde o volume poderá ultrapassar os 150 mm. Já no centro e sul da Bahia, o tempo segue firme e esse déficit hídrico já tem afetado as áreas produtoras de algodão.

Na região Sul, teremos mais de 150 mm previstos entre o noroeste do Rio Grande do Sul e oeste de Santa Catarina. Será uma chuva muito bem vinda para as áreas produtoras de soja no Rio Grande do Sul que ainda estão em fase de desenvolvimento. No Paraná tem previsão de 50 a 70 mm de chuva no centro-sul do Estado, pegando até algumas áreas do oeste do Paraná, o que vai beneficiar as áreas produtoras de milho segunda Safra.

Assista abaixo o Boletim CLIMATEMPO 22 a 28 de março 2022

https://www.youtube.com/watch?v=Z4wZk5STEBY

Risco de temporais aumenta no Sul do BR

A semana começou com algumas áreas de instabilidade sobre o Sul do Brasil. A chuva forte ainda segue concentrada sobre parte do estado do Rio Grande do Sul, leste de Santa Catarina e do Paraná, devido à circulação de ventos.

Nesta terça (22), o risco de temporais aumenta sobre o extremo oeste gaúcho, entre as regiões de Santa Rosa, Uruguaiana e Santiago. Em Curitiba, muitas nuvens e pancadas de chuva entre a madrugada e manhã desta terça-feira, mas no norte e sul do estado, tempo firme.

A chuva acontece a qualquer hora sobre o leste de Santa Catarina e na capital Florianópolis. Porto Alegre amanhece frio, mas aos poucos o sol aparece e as temperaturas entram em gradativa elevação. A máxima chega aos 29 °C e não chove.

A circulação de ventos se intensifica entre a quarta (23) e a quinta-feira (24) sobre o Sul do Brasil, dando origem a uma nova frente fria que favorece as nuvens carregadas, principalmente sobre o interior da Região.

Os três estados ficam em alerta para o risco de chuva forte e volumosa até o fim desta semana. O risco de temporais aumenta, principalmente a partir da tarde. O volume de chuva pode chegar até 120mm sobre áreas da faixa centro e oeste do Rio Grande do Sul.

No Paraná e em Santa Catarina, a chuva pode acontecer de forma volumosa e frequente, algumas áreas do interior dos dois estados podem ultrapassar os 100mm de chuva, pelo menos até o sábado (26).

As temperaturas seguem baixas sobre grande parte dos três estados da Região nos próximos dias com a entrada do ar mais frio. Devido ao tempo encoberto, as máximas não sobem muito e a sensação será de frio, principalmente sobre a região serrana do Rio Grande do Sul e de Santa Carina.

Atenção! A Climatempo alerta para o risco de chuva volumosa nos próximos. O risco de alagamentos, deslizamentos de terra e enchentes de rios e córregos segue bastante elevado. A chuva pode vir acompanhada por raios, trovoadas e rajadas de vento fortes.

Fonte: CLIMATEMPO

AGRONEWS® é informação para quem produz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.