mercado do trigo

Colheita do trigo está na reta final

No mercado do trigo, desafios climáticos e alta nas cotações permanecem

A colheita do trigo está prestes a ser concluída, conforme dados recentes da Conab. Até o último dia 18 de novembro, cerca de 94,2% da área nacional já havia sido colhida. Contudo, um desafio significativo se apresenta, especialmente na principal região produtora do país, o Sul. O elevado volume de chuvas nessa área comprometeu a qualidade do trigo, resultando em preocupações quanto à disponibilidade interna.

A predominância das chuvas na região Sul impactou diretamente a qualidade do trigo, prejudicando a safra em diversas localidades. Os produtores enfrentam o desafio de lidar com grãos de baixa qualidade, o que pode ter implicações significativas na oferta interna.

A conjuntura desafiadora do clima reflete diretamente nos preços internos do trigo. Na última semana, observou-se um aumento expressivo nas cotações, com destaque para a região de Santa Catarina, onde os avanços foram mais intensos.

Diante desse panorama desafiador, os produtores enfrentam decisões cruciais para mitigar os impactos da safra. Estratégias que visam a melhoria da qualidade do produto, a diversificação de cultivos e a adoção de tecnologias inovadoras tornam-se essenciais para enfrentar os desafios climáticos em curso.

Na análise anterior vimos que, “Os preços do trigo continuam em ascensão no mercado, e, nesse cenário, o estado do Paraná se destaca. As frequentes e intensas chuvas que assolam a região Sul do país estão deixando sua marca na qualidade e no volume do trigo, afetando as projeções da colheita para a atual safra”. Clique aqui para ver mais desta análise.

Mineração e Agronegócio, uma aliança estratégica para o desenvolvimento sustentável

No quadro de Direito Ambiental desta semana, a Dra. Alessandra Panizi recebe o Dr. Tomás Figueiredo Filho, ex-diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM), para uma discussão crucial sobre a relação entre mineração e agronegócio. A conversa destaca a importância dessas indústrias e explora a complexidade de conciliá-las para um desenvolvimento sustentável. Aperte o play no vídeo abaixo e confira!

Por Daniele Balieiro

AGRONEWS® é informação para quem produz

Compartilhar este artigo
Sair da versão mobile