Dicas de Especialistas

Como é produzida a bioeletricidade? saiba tudo

Conheça o processo necessário para gerar essa energia limpa

Você já ouviu de falar de bioeletricidade? Ela é um recurso renovável, de menor impacto ambiental, com risco e prazo de execução menor, maior facilidade em estimar a energia a ser gerada, além de diversificar, mais ainda, a matriz energética nacional. Quer saber como ela é produzida?

O procedimento é divido em uma série de etapas, começando pelo acúmulo da palha gerada após a colheita mecanizada, e sua exposição para secagem por um período aproximado de dez dias. Quando o material estiver com cerca de 10% de umidade, é feito o aleiramento, que reúne a palha em linhas (leiras).

Em média, há cerca de 150 quilos de palha seca para cada tonelada de cana colhida, o que totaliza, aproximadamente, 15 toneladas de palha por hectare ao ano, dos quais são retirados do campo de 50% a 60%, de acordo com as condições de clima e solo no local.

Após o acúmulo da palha em leiras, uma enfardadora passa recolhendo o material e fazendo os fardos. Chamados de gigantes, cada um tem cerca de 2,40 metros de comprimento e 450 quilos. Por último, a carreta recolhedora de fardos recolhe o material e o leva para o ponto de carregamento, de onde seguem para a usina.

O Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa Brasil

O evento anual tem como objetivo incentivar ações inovadoras do mercado para que a geração de energia por biomassa aumente cada vez mais sua participação na matriz energética nacional. E o sistema de Biomassa da New Holland recebeu o 3º Prêmio Inovação e Tecnologia Biomassa Brasil, na categoria empresas de destaque.

Energia verde começa em casa

O governo investe em novas tecnologias sustentáveis, como a bioeletricidade, mas você também pode ajudar. Para reduzir custos e ainda preservar o meio ambiente, separamos 10 dicas para você economizar na conta de luz.

  • Os banhos quentes são maravilhosos, mas se forem demorados gastam muita energia;
  • Evite usar por muito tempo aparelhos que consomem muita eletricidade, como o ferro elétrico ou o secador de cabelo;
  • Não abra a geladeira muitas vezes e não deixe o eletrodoméstico aberto por muito tempo;
  • Sempre que sair de um cômodo ou de casa verifique se todas as luzes estão apagadas;
  • Não deixe o ar-condicionado ligado por longos períodos;
    Quando for pintar a casa escolha cores claras, elas refletem e dissipam a luz;
  • Na cozinha não coloque o fogão próximo da geladeira, um atrapalha o funcionamento do outro e gasta mais energia;
  • Para subir um ou dois andares largue o elevador e vá de escadas, assim a sua saúde e o meio ambiente são beneficiados;
  • Nos dias de verão deixe a secadora de lado e coloque as roupas para secar no sol;
  • Antes de trabalhar ou quando for viajar, tire os eletrodomésticos da tomada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo