Vontade de comer nesta fase de quarentena a todo o momento? Vontade de beliscar a todo a hora? Tudo isso é previsível, mas lembre-se: vontade de comer é diferente de fome.
Então vamos lá, iremos esclarecer algumas coisas aqui neste artigo. Quantas vezes terminamos nosso almoço e estamos saciados, porém com vontade de comer chocolate ou aquela sobremesa cheia de creme? Saiba que isso não é fome, porque já consumimos as calorias necessárias durante a refeição.
Como entender esse mecanismo
Diante de situações como a da pandemia do COVID-19, o que ocorre é um aumento da ansiedade, ocasionando insegurança e consequentemente aumento no estresse. Tudo isso faz com que nosso sistema mesolimbico, que é o nosso sistema de recompensa, seja hiperativado.
Portanto, quando estamos estressados nosso corpo entende que precisamos ingerir carboidratos – O carboidrato é o principal macronutriente responsável em diminuir o estresse e o cortisol.
Dicas essenciais
A primeira dica é: consumir alimentos mais palatáveis, como doces e sobremesas açucaradas, logo após as refeições. Quando consumimos esses alimentos, eles se misturam junto ao bolo alimentar, gerando uma maior saciedade e menos ativação central. Quando comemos isoladamente, nossa cabeça fica mais excitada, gerando ainda mais vontade de comer, tendo uma hiperatividade da Grelina – o hormônio da fome.
A segunda dica é em relação a privação do sono, que gera vontade de comer alimentos com alta densidade calórica, como os snacks, gorduras e chocolates. Normalmente o aumento do cortisol ocorre no final da tarde – início da noite(crepúsculo). Sentindo vontade de comer nesses horários, então se alimente com: pão, ovo, salada de frutas com granola, iogurte, batidas com leite e frutas.




