O Sistema FAEP/SENAR-PR está com inscrições abertas para o curso “Manejo de Solo e Água em Propriedades Rurais e Microbacias Hidrográficas”. A formação gratuita é no sistema semi-presencial, com 11 módulos em Ensino a Distância (EaD) e três presenciais. Estes últimos vão acontecer no Centro de Treinamento Agropecuário (CTA) do SENAR-PR em Ibiporã, no Norte do Paraná. O curso é voltado para engenheiros agrônomo, agrícola ou florestal e também técnicos agrícolas. Os únicos pré-requisitos são que o participante tenha formação profissional e registro no CREA-PR.

Inscrições: para obter mais detalhes, clique aqui.

Ao todo, são 300 horas de aula, nas quais o participante tem toda a base teórica e prática de como fazer um projeto de manejo de solo e água de acordo com as legislações que regulamentam o tema. Dessa carga-horária, 228 horas são no formato a distância, por meio do portal de cursos do SENAR-PR ( www.senarpr.org.br). As outras 72 horas são divididas em três módulos presenciais. Essas fases serão realizadas no CTA de Ibiporã, com hospedagem e alimentação inclusas. O participante precisa apenas custear seu deslocamento até o local.

Siga-nos: Facebook | Instagram | Youtube

Desde a criação em 2016, a formação já abriu 45 turmas em vários municípios espalhados pelo Estado. Nesta edição, a principal novidade é um encontro de forma digital, com a participação de todos os envolvidos na formação. “O objetivo desse módulo é termos uma interação, para que os tutores, instrutores e participantes possam conversar, trocar experiências e criar vínculos uns com os outros”, destaca Flaviane Medeiros, técnica do SENAR-PR responsável pelo curso.

Outro destaque, segundo Flaviane, é o fato de os tutores do curso, que ajudam os participantes nas fases a distância, terem formação na área de conservação de solos e água. “Esse é mais um diferencial, pois quem tira dúvidas do participante não é apenas alguém que está ali para explicar como se usar a plataforma de ensino. É um profissional altamente capacitado, que pode tirar dúvidas sobre os temas tratados na formação”, destaca.

Conservação no Paraná

O curso do SENAR-PR faz parte de uma série de ações propostas dentro Programa Integrado de Conservação de Solo e Água do Paraná (Prosolo). Aos poucos, com profissionais concluindo a formação, está acontecendo uma verdadeira transformação na maneira como os projetos desse tipo são apresentados às autoridades responsáveis pela fiscalização. Prova disso é o que vem acontecendo na região de Goioerê, no Noroeste do Paraná, como relata a fiscal de defesa agropecuária Losani Perotti.