A importância da Irrigação sustentável para o desenvolvimento de Mato Grosso foi destaque na visita da comitiva mato-grossense aos Estados Unidos
No quadro Direito Ambiental do Agronews desta semana, a Dra. Alessandra Panizi, especialista em direito agroambiental conversou com o Deputado Carlos Avallone, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso sobre os benefícios trazidos pela visita técnica à Conferência “Water For Food“, realizada em Nebraska. Neste contexto, o parlamentar avaliou o que o Estado pode receber dessa experiência e como a adoção de práticas sustentáveis pode impulsionar o desenvolvimento da região.
Aperte o play e confira!
A importância do monitoramento das águas
Um dos pontos cruciais destacados pela Dra. Alessandra Panizi é a relevância do monitoramento das águas no estado de Mato Grosso. Ela ressalta que a irrigação traz inúmeros benefícios para a produtividade, porém é fundamental garantir a preservação dos recursos hídricos. Segundo a especialista, o controle rigoroso do uso das águas subterrâneas e superficiais é essencial para evitar sua escassez no futuro. Essa conscientização é primordial para que o estado possa adotar medidas eficazes de preservação e gestão dos recursos hídricos.
A necessidade de adaptação e modificações
O Deputado Carlos Avallone, presidente da Comissão de Meio Ambiente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, destaca que a experiência adquirida na visita técnica proporcionou um aprendizado valioso sobre irrigação. Ela reconhece que será necessário adaptar e modificar alguns procedimentos para que a Assembleia Legislativa possa participar ativamente nessa discussão. O parlamentar enfatiza que a sustentabilidade e a preservação dos recursos naturais devem estar no centro das ações, buscando sempre trazer benefícios para o Mato Grosso. É preciso unir esforços para promover mudanças positivas e garantir o uso responsável dos recursos hídricos na agricultura irrigada.
O apoio do estado e da sociedade
O deputado Avallone ressaltou o apoio integral do estado e da sociedade aos empreendimentos industriais locais. Ele destaca que, durante a visita técnica, ficou evidente o comprometimento responsável de Mato Grosso com a sustentabilidade. “A vinda do governo, da Assembleia Legislativa e da ciência, em parceria com as universidades, demonstrou aos investidores que o estado está disposto a trabalhar em conjunto para impulsionar o desenvolvimento de forma equilibrada e sustentável“, avalia. Ele considera de suma importância a irrigação nesse processo e expressa sua gratidão pela oportunidade de participar dessa iniciativa.
Se tiver dúvidas ou quiser aprofundar ainda mais sobre este tema, preencha o formulário abaixo que entraremos em contato.
Por Vicente Delgado – AGRONEWS®